Eliene Amorim recebe título de Cidadã Leopoldense

Eliene Amorim recebe título de Cidadã Leopoldense

Casa cheia e muita emoção marcaram a solenidade em que a maranhense Eliene Amorim dos Santos recebeu das mãos do vereador Dudu Moraes (PT) o título de Cidadã Leopoldense na noite desta quarta-feira (11/12), em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores. A presença de pessoas dos mais diversos setores da sociedade demonstrou o respeito, a diversidade e o amor que Eliene Amorim representa.

Autor da iniciativa, Dudu Moraes ressaltou a importância de entregar uma honraria tão importante à Eliene Amorim. “É uma pessoa extraordinária, realiza um trabalho excepcional em São Leopoldo. Esse título é mais do que merecido. Eliene escolheu o Rio Grande do Sul para construir a sua vida, e para nossa sorte adotou São Leopoldo como sua cidade. Fico muito contente em fazer parte de pelo menos um pouquinho desta linda trajetória”.

Eliene Amorim recebe título de Cidadã Leopoldense

A homenageada da noite fez um discurso emocionante (assista aqui) e finalizou falando sobre a sua relação com São Leopoldo. “Foi aqui nesta cidade, acolhida por Padre Orestes, morando na Santa Marta, caminhando os trilhos do Arroio da Manteiga, convivendo com tantas pessoas especiais, que o nosso sonho foi se expandindo e me tornei cada vez mais forte. Meu coração transborda de alegria e de amor. Não tenho como agradecer por tanto carinho”.

Eliene Amorim recebe título de Cidadã Leopoldense

A TRAJETÓRIA

Eliene Amorim dos Santos possui 52 anos, é casada e pedagoga com mestrado em educação, bem como, atualmente, atua como Coordenadora Institucional da Associação Artecultura Para Paz Isaura Maia (AAPPIM).  Sendo natural de Paulo Ramos/MA, em suas palavras, escolheu o Rio Grande do Sul, mais especificamente o município de São Leopoldo, como seu lar em razão do protagonismo das pastorais sociais, sobretudo a Paróquia Santo Inácio, situada no bairro Rio dos Sinos.

A homenageada abriga em sua essência o compromisso de fazer o bem e valorizar a vida humana por meio de sua atividade missionária com ênfase na vida das crianças e dos adolescentes. O responsável pelo acolhimento de Eliene, na época, foi o grande João Stragliotto, célebre Padre Orestes, o qual a acolheu para trabalhar na Pastoral Social. Justamente na Pastoral Social, perante o grupo de mulheres, Eliene conheceu a Isaura Maia, nobre catequista e agente pastoral do nosso município.

A íntima relação da homenageada com o amor pela infância iniciou em um instituto juvenil masculino, na antiga FEBEM da Vila Cruzeiro, quando ela percebeu o caráter inclusivo e transformador da educação. Em virtude das atividades realizadas neste local, ela abandonou o curso de Direito e iniciou Pedagogia. Daí em diante o amor pela educação e o ímpeto de transformação, intrínseco a qualquer educador, conduziram-na para seu imprescindível papel social.

Cada vez mais, segundo Eliene, recrudescem os desafios do educador social. Portanto, é necessário que o ímpeto de transformação seja equânime aos desafios. Em São Leopoldo, a AAPPIM desenvolve papel primordial nas comunidades carentes, sobretudo no Loteamento Tancredo Neves, mediante acolhimento, entretenimento e aprendizagem de crianças e jovens que, muitas vezes, são vítimas das mazelas sociais.

Fotos: Bruno Pereira