Sessão solene marca os 60 anos de fundação da Escola Gusmão Britto

Sessão solene marca os 60 anos de fundação da Escola Gusmão Britto

A sessão solene descentralizada que ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Gusmão Britto, na manhã de quinta-feira (24) em comemoração aos 60 anos do estabelecimento de ensino foi marcada por momentos de pura emoção. Em primeiro por ser convocada por um ex-aluno, hoje vereador pelo PDT, Juliano Maciel. A presença da ex-diretora Ivone Oliveira e da ex-funcionária, chamada carinhosamente por Tia Haide, além de ex-presidentes do Círculo de Pais e Mestres (CPM) serviu para reviver bons momentos do estabelecimento de ensino que conta hoje com 1.066 alunos e 65 professores.
Emocionado o vereador pedetista Juliano Maciel, fez questão de lembrar os momentos que conviveu com outros estudantes nos corredores do colégio. Ele fez um apanhado histórico e destacou a emoção em propor e realizar a sessão solene. ‘‘Hoje é um dia muito feliz e emocionante para mim, quis o destino que estivesse no mandato de vereador nessa data em que a escola comemora seus 60 anos. Uma das primeiras ações quando assumi a cadeira de vereador protocolei o pedido da sessão’’, relata.
O vereador aproveitou ainda para fazer um apanhado geral sobre o momento histórico que o mundo vivia na época da fundação da escola. Ele fez questão de agradecer a presença dos sócios proprietários da empresa Expansão Brasil, Tiago Martinho e Elison Perini, responsáveis pela reestruturação e pintura da quadra poliesportiva. ‘‘Precisamos de educação, mas também de empresários que tenham um olhar para o futuro. Só tenho de agradecer a empresa que prontamente atendeu o nosso pedido’’, destaca.
O presidente da Câmara, vereador Ary Moura destacou o empenho da comunidade escolar e a importância de todos se unirem em prol da educação que torna a Escola Gusmão Britto como uma das melhores do município. Ele saudou o vereador Juliano em fazer a sessão solene dentro das dependências do estabelecimento de ensino. ‘‘Quando uma pessoa faz 60 anos ela pode contar a história de sua existência, com certeza o Gusmão Britto colaborou para que muitas pessoas contassem um pouco da sua história depois de terem passado por esses bancos escolares’’, comenta.
Falando em nome dos alunos a presidenta do Grêmio Estudantil, Luísa Ferreira, foi aclamada pelos colegas após seu discurso. “Nós achamos que aqui é um lugar onde vamos toda a semana só para aprender uma matéria e fazer provas, mas é muito mais que isso. Aqui encaramos situações diferentes, sejam elas boas ou ruins, descobrimos novos sentimentos, fazemos amigos, passageiros ou que irão ficar para o resto de nossas vidas, e o mais importante, descobrimos quem nós somos”, disse a aluna do 8º ano.
O prefeito, Ary Vanazzi, saudou a comunidade escolar destacando a intensa atuação no dia a dia da escola. “Hoje em dia não está fácil defender a escola pública, pois querem desconstruir a ideia de que ensino público dá certo. A escola pública é um exponente extraordinário, importante, fundamental e estratégico na vida de uma sociedade”, disse.
Para a diretora da escola, Maria Helena Tronquini, em momento em que estão tentando desprestigiar a imagem do ensino público e a carreira dos profissionais de educação, ser educador requer coragem. “É uma alegria levar adiante a história desta escola e realizar diariamente o processo de levar o nome da educação a todos os nossos estudantes. Vários nomes importantes para São Leopoldo passaram por nossa escola”, lembrou.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Educação Ricardo Fernandes da Luz, a secretária de Desenvolvimento Social, vereadora Iara Cardoso e o vereador Cláudio Giacomini (PSDB).