Avenida Feitoria é a primeira via a passar pela limpeza na fiação dos postes

Avenida Feitoria é a primeira via a passar pela limpeza na fiação dos postes

Quem passar pela Avenida Feitoria e olhar para cima perceberá um cenário bem diferente. Teve início na segunda-feira (24/06) a retirada da fiação irregular nos postes de São Leopoldo. A ação é fruto da cobrança do vereador Júlio Galperim junto às agências reguladoras AGERGS e ANATEL. Em agosto de 2018 o vereador entregou para os representantes da AGERGS uma Moção de Repúdio pela falta de ações para eliminar o grande número de fios e cabos soltos. Neste mesmo encontro foi aberto um protocolo pela agência para cobrar da concessionária de energia por melhorias na fiação.

Avenida Feitoria é a primeira via a passar pela limpeza na fiação dos postesDesde então vários encontros foram realizados, até a oficialização, por meio do Decreto 9277/2019, da Comissão Especial para a Elaboração do Plano Integrado de Regularização, Ordenamento e Manutenção da Infraestrutura Compartilhada de Energia Elétrica, dados e telefonia instalada nas vias públicas. Esse grupo, formado por agentes públicos, empresas de telecomunicação, RGE Sul e Agergs, definiu o cronograma das primeiras ações:

 

Av. Feitoria Parte 1 – Dia 24 de junho, início da limpeza dos fios e equipamentos inutilizados no trecho da rótula do bairro Rio Branco até a Avenida Imperatriz.

Av. Feitoria Parte 2 – A limpeza será realizada da Avenida Imperatriz até o final da Avenida Feitoria.

Avenida Unisinos – Haverá troca de postes e posterior limpeza na fiação irregular.

“Sinto-me orgulhoso em ver o início desse trabalho. Isso vai muito além da poluição visual, é uma questão de segurança para quem trafega pelas ruas, em especial os motociclistas. Pessoas já perderam a vida em outros municípios. Não quero que isso aconteça em São Leopoldo”, destacou Galperim.