Sessão solene marca Dia Mundial do Meio Ambiente com homenagens

Sessão solene marca Dia Mundial do Meio Ambiente com homenagens

Um momento de reencontro, lembranças e emoções marcou a sessão solene ocorrida na noite de quarta-feira (05), em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente e dos 40 anos do COMDEMA. Com uma plenária lotada as atividades tiveram início com o hip-hop do Mano Cascata, com seus versos bem rimados chamou a atenção, não só para as falas que viriam a seguir, mas para a emoção daqueles que receberiam seus certificados pelo protagonismo em relação as causas ambientais.
Depois de apresentar uma mensagem da Organização das Nações Unidas - ONU, o presidente da Câmara, vereador Ary Moura (PDT) proponente da sessão destacou a importância da população em contribuir para termos um ar mais puro. ‘‘A poluição do ar pode parecer uma questão complexa, mas todos podemos fazer nossa parte para reduzí-la. Entender os diferentes tipos de poluição e como ela afeta a nossa saúde e o meio ambiente, nos ajudará a tomar medidas para melhorar a qualidade do ar ao nosso redor’’, enfatiza.
O vereador ainda lembrou o início das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado neste 5 de junho, desde a sua criação pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da resolução 27, de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. ‘‘Neste ano a China é sede da conferência internacional do Dia Mundial do Ambiente, tendo como tema principal o combate à poluição’’, lembrou.
Para Ary Moura, falar de meio ambiente em São Leopoldo, é fácil e neste sentido destacou os nomes de todos os homenageados, todos seguidores do legado de Henrique Luís Roessler. ‘‘É a partir do protagonismo dele que temos essa consciência ambiental que foi passado não só para as suas gerações, mas para uma boa parcela da população leopoldense, de nascimento ou de coração’’, concluiu.
A sessão contou com a participação do prefeito Ary Vanazzi, do secretário de Meio Ambiente – SEMMAM, Darci Zanini e do representante do ex-prefeito Olimpio Albrecht, Daniel Coelho, além dos vereadores Ana Affonso (PT) e Arthur Schmidt (MDB).

 

Homenageados do Comdema de 1979 a 1988.

Mário Fonseca (em memória)
– militar; ambientalista, contemporâneo de Henrique Luiz Roessler; sócio fundador e ativista da UPN (1955); fundador da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (1971); idealizador e primeiro presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMDEMA (1979). Receberam a homenagem os filhos Mario Fonseca Junior, Jussara Fonseca Pinto e Rudã Fonseca.

Milton Roessler (em memória)
– ambientalista; filho de Henrique Luiz Roessler, dedicou-se na continuação do trabalho e do legado do pai, sendo um dos grandes responsáveis pela criação da AGAPAN. Atuou no Núcleo Leopoldense da AGAPAN. - Receberam a homenagem à filha Maria Luiza Roessler, Luiz Roessler (filho) Carolina Kremer neta e Aurora Roessler Kremer bisneta.

Henrique Fensterseifer
– graduado em História Natural pela UNISINOS, onde foi um dos fundadores do curso de Geologia. Nos anos 90, participou das expedições do Programa Antártico Brasileiro e atualmente leciona na UNIVATES onde desenvolve projetos voltados à preservação do Aquífero Guarani. – Foi Secretário na primeira formação do COMDEMA.

Germano Brune
- Foi tesoureiro na primeira formação do COMDEMA.

Marisa Kremer
Secretária Executiva na 1ª formação do COMDEMA.

Garter Samuel Garcia Schuster (em memória)
– Bancário, representante dos Lions Clubes, foi membro da primeira formação do COMDEMA. - Recebeu a homenagem o filho, Henrique Arlindo Franzmann Schuster.

Rudy Ritter

– representante da Loja Maçônica, foi membro da primeira formação do COMDEMA.

Milton Rossi (em memória)
- representando os Rotaries, foi membro da primeira formação do COMDEMA. - Receberam a homenagem a esposa Lia Nayr Santos Rossi e a filha Tais Santos Rossi e o filho Raul Santos Rossi.

Ronaldo Feijó Ribas
– bancário e ex-prefeito de São Leopoldo (1997-00); protagonizou em 1994, o Ato de Posse do Grupo de Trabalho do Projeto do Parque Imperatriz Leopoldina (1994). Decretou de utilidade pública a área da Base Ecológica (1998). Foi um grande incentivador do Projeto Neustadt (1998), idealizado pelo Eng. Celso Schokal. representante do MDB, foi membro da primeira formação do COMDEMA.

Roque Vilande
- Foi membro da primeira formação do COMDEMA, representando a bancada da ARENA.

Olímpio Albrecht
– médico e ex-deputado estadual e Prefeito de São Leopoldo (1969-72; 1977-82; 1989-92) que deu grande impulso aos projetos ambientais: criação do COMDEMA (1979); criação do Parque Municipal Henrique Luiz Roessler – Matinho do Padre Reus (1979); execução da usina de reciclagem e compostagem de São Leopoldo (1971); Criador da SEMMAM (1989) e a relevante iniciativa de criação do Conselho – COMDEMA. – Recebeu a homenagem o seu sobrinho Daniel Coelho.

 

Homenageados pelo protagonismo Ambiental

Ary Vanazzi
– historiador, ex-deputado federal, prefeito de São Leopoldo (2005-08; 2009-12 e 2017-20). Coordenador do Movimento Pró-Dique (1987), idealizador, fundador e presidente do Consórcio Público de Saneamento Básico – Pró-Sinos (2007). Autor do TCC do Projeto de Restauração do prédio do Museu do Rio dos Sinos (2011) e idealizador da Associação de Amigos do Parque Imperatriz Leopoldina.

Eugênio Hackbart
– meteorologista; ambientalista; ex-secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo (1993-97); idealizador da Rede de Climatologia Urbana de SL em 1986. Componente do Grupo de Trabalho do Projeto do Parque Imperatriz Leopoldina (1994). Dentre as obras da segunda etapa do projeto do Parque Imperatriz Leopoldina, foi construída a Estação Meteorológica do Banhado da Imperatriz, inaugurada no dia 25 de agosto de 2007.

Cristina Cardoso de Souza (em memória)
– engenheira química, funcionária da SEMMAM, atuou na Diretoria de Licenciamento Ambiental. – Receberam a homenagem José Alves de Souza (pai) Neusa Maria Cardoso de Souza (mãe) e o esposo Mauricio José Fofonka e o irmão André Cardoso de Souza.

José Delmar Luciano (em memória)
eletrotécnico, funcionário da SEMMAM, atuou na Diretoria de Licenciamento Ambiental. – Receberam a homenagem o filho Alex Pedroso Luciano e a filha Maria Isabel Pedroso Luciano.

João Ignácio Daudt
– professor; ambientalista; ativista do Núcleo Leopoldense da AGAPAN; militante da UPAN; idealizador e coordenador do Clube de Ciências da Escola Pedrinho; componente da coordenação geral do Projeto Natureza, da SEC-RS em parceria com a AGAPAN-NL.

Luciano Teodoro Marques
– geólogo; idealizador da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo (1989); coordenador do projeto de implantação da Usina de Reciclagem e Compostagem de São Leopoldo (1991); primeiro Diretor Presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – FEPAM (1991).

Julião Tesch
- ambientalista, presidiu a AGAPAN - NL e foi duas vezes suplente de Vereador de São Leopoldo. Lutou pela conservação da área chamada de “Matinho do Padre Reus” defendendo a criação de uma reserva ecológica para protegê-la.

Flora Zeltzer
– geóloga, ativista ambiental, coordenadora da Educação Ambiental de São Leopoldo (2009-2012); idealizadora e Coordenadora do Atlas Socioambiental de São Leopoldo (2012).

Henrique Prieto (em memória)
– ambientalista; ex-prefeito de São Leopoldo (1973-76); proponente da implantação do Jardim Botânico de São Leopoldo na área da Reserva Biológica do Scharlau (1973); criador do projeto do Parque Municipal do Morro do Paula (1973). Prieto foi o idealizador, em 2014, da Semana do Rio dos Sinos.

Waldir Schmidt (em memória)
– corretor de imóveis, ex-deputado estadual e federal, prefeito de São Leopoldo (1983-88; 1993-96; 2001-04). Em 1995, realizou a desapropriação da área de 174 hectares para fins de implantação do Parque Ambiente e de Lazer Imperatriz Leopoldina. – Recebeu a homenagem o sobrinho e vereador Arthur Schmidt.

Luiz Henrique Scharlau (em memória)
– gestor público municipal; compôs a primeira equipe da SEMMAM em 1989, ex-secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo (2004); Administrador Geral do Parque Imperatriz Leopoldina (2017-19), idealizador da pista de caminhadas do Parque Imperatriz Leopoldina (2018). – Receberam a homenagem a esposa Ana Christina Rau da Silva, os filhos Luiz Henrique Scharlau da Silva Junior, Ana Beatriz Scharlau da Silva e Tais Cristina Scharlau da Silva.

 

Ver Galeria de Fotos Relacionada