Após iniciativa de Galperim, fios irregulares serão retirados de postes. Serviço começará na av. Feitoria

Após iniciativa de Galperim, fios irregulares serão retirados de postes. Serviço começará na av. Feitoria

Problema que se agravou ao longo dos anos sobre a cabeça dos leopoldenses, os emaranhados de fios e cabos nos postes estão com os dias contados. Após iniciativa do vereador Júlio Galperim, que em agosto de 2018 cobrou uma ação por parte da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em junho deste ano terá início a retirada dos cabos irregulares. A decisão foi tomada na quarta-feira (22), em reunião da comissão responsável para tratar do tema, formada por integrantes do Executivo, RGE Sul, operadores de serviços, AGERGS e o vereador Galperim.

Conforme acordado na reunião, a limpeza começara pela Avenida Feitoria, e será feita em duas etapas. No primeiro momento, as empresas têm até o dia 17 de junho para regularizarem a fiação no trecho da rótula do Rio Branco até a Avenida Imperatriz Leopoldina. Após esse período, a RGE Sul fará a retirada dos fios, redes e equipamentos irregulares nos postes. O prazo final para que a fiação esteja toda dentro dos padrões é 11 de julho.

A segunda avenida a receber a limpeza será a Unisinos. De acordo com a consultora de negócios da RGE Sul, Elisandra Terres de Castro, “na segunda quinzena de junho alguns postes serão trocados na avenida, o que permitirá a readequação dos fios a partir de julho”.

Ao final do encontro Galperim falou sobre ser o responsável por suscitar o tema. “Fico feliz em ver que minha iniciativa trará importantes mudanças. Esses fios irregulares já causaram mortes em municípios vizinhos, e lógico que não queremos isso aqui. É um processo longo, mas uma hora alguém tinha que iniciar, e estou satisfeito por ser o responsável".

A comissão voltará a se reunir no dia 25 de junho para avaliar o andamento da primeira etapa e estipular os prazos das ações seguintes.