Avenidas Feitoria e Unisinos passarão por faxina nos “cabos mortos”

Avenidas Feitoria e Unisinos passarão por faxina nos “cabos mortos”

Foram definidas as primeiras ações para pôr fim aos emaranhados de fios e cabos nos postes de São Leopoldo. Em reunião que aconteceu na Escola de Gestão da Prefeitura, nesta quarta-feira (08), representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, RGE Sul, Assembleia Legislativa, e de operadoras de telefonia e internet debateram ações para limpar a fiação irregular.

Avenidas Feitoria e Unisinos passarão por faxina nos “cabos mortos”Responsável pelo primeiro contato com as agências reguladoras, o vereador Júlio Galperim lembrou que a questão dos fios e cabos vai além da estética. “Este assunto significa segurança. Outros municípios já registraram mortes devido à fiação irregular, e não podemos permitir que isso aconteça aqui. Fico feliz em ver que este trabalho logo poderá ser percebido pelos cidadãos leopoldenses”.

A Comissão Técnica Operacional, formada durante a reunião, será a responsável por definir os locais e as datas das ações. Nos próximos dias um termo de acordo e compromisso será assinado pelos integrantes da comissão, que é formada pela RGE Sul, Agergs, Prefeitura e três representantes das operadoras. No documento constará o prazo para a limpeza dos chamados “cabos mortos”, que serão retirados, na primeira etapa, das avenidas Feitoria e Unisinos.

Representando o prefeito, o secretário de Gestão e Governo, Marcel Frison, afirmou que não serão mais tolerados fios irregulares. “Tenho certeza que as empresas regularizadas também são vítimas desta situação, que não é boa para ninguém. Se for necessário a prefeitura vai cortar fio, e podem levar a sério isso. Queremos construir juntos um processo de limpeza e regularização desse processo”.

Para o deputado estadual Issur Koch (PP), integrante da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, “é necessário fornecer mecanismos para que a operadora possa retirar a fiação irregular. Há uma dificuldade em abordar esse tema, pois o cidadão afirma que a prioridade são outras áreas, como saúde e educação. Na verdade, temos que tratar de todos os temas ao mesmo tempo, como estamos fazendo agora”.

A consultora de negócios da RGE Sul, Elisandra Terres de Castro, e o Engenheiro Eletricista da Agergs, Roger Samuel Zulpo, também ressaltaram que o melhor caminho para a solução deste problema é a cooperação entre todas as partes envolvidas.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Mobilidade E Serviços Urbanos, Sandro Lima; de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Rafael Souza; a diretora do Procon, Anajara Nowatzki, e representantes da Defesa Civil Municipal.