Aviso Importante

Estudantes da rede municipal de ensino estão exercendo a democracia na escolha dos representantes escolares.

Na manhã do dia 30 de abril, começaram as eleições dos Grêmios Estudantis em trinta Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Mais cinco escolas realizarão a votação em outras datas e uma já finalizou, assim totalizando 36 EMEFs.

"Fico muito feliz por fazer parte desse movimento que valoriza a participação dos estudantes e incentiva a gestão democrática nos espaços escolares. Sou o autor da Lei Municipal nº 8686/2017, que determina a readequação dos Regimentos Escolares das Escolas Municipais para a inclusão do processo eleitoral e a composição do Grêmio Estudantil", afirmou o vereador Dudu Moraes por ocasião do pleito.

Os Grêmios Estudantis são espaços para a participação de estudantes nas decisões, de exercício pedagógico, de formação humana, da prática de ouvir e ser ouvido, e uma série de competências fundamentais para o exercício da cidadania.

Após o encerramento do processo eleitoral, as atividades de mobilização seguirão! A partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a UFRGS vai oferecer formação continuada sobre Gestão Democrática para os Grêmios Estudantis, Equipes Diretivas e Conselhos Escolares.

Enquanto o governo federal ataca a Educação e quer o fim do pensamento crítico, com corte de investimentos em universidades e nos cursos de Filosofia e Sociologia, incentivando a perseguição de professores em sala de aula, São Leopoldo fortalece o processo democrático nas escolas com a participação de alunos, professores e a comunidade.

 

Notícias - Ver. Dudu Moraes - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.