Volume de fichas é menor do que o informado pela Secretaria, constata vereador Brasil

Volume de fichas é menor do que o informado pela Secretaria, constata vereador Brasil

A forma como são distribuídas as fichas de atendimento nas unidades básicas de saúde de São Leopoldo foi analisada mais uma vez na manhã desta quinta-feira pelo vereador Brasil Oliveira (PSB). Pouco antes das 8 horas, a equipe do gabinete esteve em frente à UBS Rio Branco e acompanhou a entrega das fichas. Logo na chegada, já era possível ver um aviso informando que seriam distribuídas seis fichas para clínico geral e 18 para dentistas.

Os primeiros usuários a fazerem a retirada da ficha chegaram ao local pouco antes das 3 horas. “É por isso estamos elaborando um projeto de lei que altera o horário de distribuição. É desumano alguém chegar durante a madrugada, sofrer com o relento da noite e só ser atendido pela manhã. Outros ainda sequer conseguem”, critica o vereador que está propondo um projeto de lei que orienta  que a entrega das fichas seja n o turno da tarde.

Segundo o vereador Brasil, a informação oficial repassada pelo secretario de Saúde, Ricardo Charão, é de que são distribuídas 12 fichas em todas as unidades básicas de saúde do município, sendo dez para todos os usuários e duas para idosos, número que difere do informado em cartaz na UBS Rio Branco. Com base na constatação, uma denúncia está sendo realizada junto à Ouvidoria da Prefeitura de São Leopoldo.