Posse da Procuradoria Especial da Mulher acontece nesta sexta

Posse da Procuradoria Especial da Mulher acontece nesta sexta

Encerrando o calendário do Mês da Mulher, nesta sexta-feira, dia 29 de março, ocorre a solenidade de Posse da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de São Leopoldo, para o mandato 2019. A vereadora Ana Affonso (PT) foi eleita Procuradora Especial da Mulher, em votação unânime dos vereadores, na Sessão Ordinária do dia 21 de fevereiro.

Além do presidente da Câmara, José Ary Moura, e da vereadora Ana Affonso, estão confirmadas as presenças do prefeito Ary Vanazzi, vice-prefeita Paulete Souto, secretária de Políticas para Mulheres, Vanessa Saraiva, lideranças políticas de São Leopoldo e região, representantes de entidades ligadas à temática das mulheres e integrantes da sociedade civil.

Toda a comunidade está convidada para o ato que começa às 14h, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Com relação à nomeação como Procuradora, a vereadora Ana Affonso ressaltou que pretende atuar "em diálogo com as mulheres leopoldenses, em contato com a sociedade civil, as instituições, entes que trabalham com a temática das mulheres, construindo de maneira conjunta e pensando ações específicas voltadas para as nossas demandas". A vereadora comentou que já estão sendo realizados encontros de planejamento e organização pensando a atuação da Procuradoria no município.

Entre as atribuições do cargo (conforme consta no projeto proposto pela vereadora Iara Cardoso), Ana Affonso destaca dois conjuntos de objetivos e tarefas como foco das pautas para o ano de 2019:

- receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e de discriminação contra a mulher.
- fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Governo Municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, bem como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal.

 
Histórico:

A trajetória política de Ana Affonso perpassa a luta pelos direitos das mulheres. Em seus mandatos de vereadora, deputada estadual e, no último período, como candidata a vice-governadora, foi expressão de luta e participação da mulher nas políticas públicas de gênero.

Entre os projetos de lei de Ana Affonso, voltados para as mulheres, está a criação da Política Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulher, em vigor desde 2013 (desde o governo Sartori, tal projeto sofre descumprimento e diminuição).