Tudo pronto para o 8M de São Leopoldo

Tudo pronto para o 8M de São Leopoldo

Todos os anos e em diferentes países, no dia 8 de março (8M), mulheres saem às ruas para defender suas pautas e reivindicar seus direitos, por uma sociedade mais inclusiva, igualitária e segura para elas viverem.

A data de luta mobiliza mulheres de São Leopoldo e de cidades vizinhas há alguns meses, na organização das atividades que acontecem amanhã, dia 8. Em grupos, organizações, entidades, ou mesmo de maneira autônoma, estão articuladas por pautas que atingem suas vidas em aspectos políticos, econômicos e sociais, como o aumento da violência, a retirada de direitos e os diferentes tipos de opressão às suas liberdades.

Esse ano, o evento foi intitulado "8M Derrubando Máscaras", aproveitando a proximidade do carnaval de São Leopoldo, que ocorre no sábado, dia 9. A intervenção cultural vai trazer quatro alas para apresentar pautas sociais que fazem parte das bandeiras das mulheres.
 
A vereadora Ana Affonso integra a comissão organizadora do 8M e explica que "a ideia foi unir a energia criativa das mulheres com elementos da cultura popular para fazer um ato de denúncia, protesto e reivindicação. As máscaras são utilizadas como alegoria simbólica para expor a verdadeira realidade das brasileiras, levantar as bandeiras que defendem e resistir às políticas que atacam seus direitos". Na elaboração da ala "Pela Vida das Mulheres", a vereadora comenta que a pretensão é denunciar a violência contra as mulheres e o aumento no número de casos de feminicídios no país. A caminhada conta ainda com as alas "Garantia de Direitos", "Democracia" e "Cultura da Paz".

As atividades acontecem a partir das 14h, com concentração em frente à Câmara de Vereadores, realização de oficinas, rodas de conversa e confecção de cartazes. Uma caminhada está prevista para às 18h, com saída da Câmara, pela Rua Grande até a Lindolfo Collor.

As artistas Luisa Gonçalves e Silvana Cruz criaram um tema-enredo (disponível no vídeo) que vai comandar a batucada durante a intervenção cultural.

Mais informações no evento 8M Derrubando Máscaras.