Mais uma vitória da Escola com Liberdade em São Leopoldo

Mais uma vitória da Escola com Liberdade em São Leopoldo

Na última sessão de 2018 foi conquistada mais uma vitória para a manutenção da liberdade de ensinar e de aprender. Foi aprovada a inconstitucionalidade do Projeto de Lei de vereador nº 678/2018 que quer restringir o acesso a conteúdos de orientação sexual nas escolas municipais.

Conforme parecer na Comissão de Constituição e Justiça, a vereadora Ana Affonso (PT) - relatora deste projeto, já havia salientado que a matéria fere diversas leis municipais e federais, tais como Lei de Diretrizes e Base e a Lei Orgânica Municipal. Além disso, não é prerrogativa de vereador legislar sobre o currículo escolar, muito menos para promover segregação de alunos no contexto educacional.

O vereador Marcelo Buz (DEM), proponente deste projeto, sempre busca acabar com a autonomia dos educadores e nunca chama a categoria para discutir os assuntos que são da Educação. "É um desrespeito com professores e professoras e nós não vamos permitir que ocorra tamanho retrocesso em nosso município. Assim como fomos vitoriosos ao derrotar o Escola sem Partido, também lutaremos contra qualquer forma de cerceamento do trabalho de educadores e de censura em nossas salas de aula."

Votaram junto com Ana Affonso (PT) – os vereadores Dudu Moraes (PT), Júlio Galperim (PSD), Adão Rambor (PSB), Cigana (PSB), Ary Moura (PDT) e Fabiano Haubert (PDT).

Votaram pela constitucionalidade do projeto, junto com Marcelo Buz (DEM), Brasil Oliveira (PSB), David Santos (PP) e Arthur Schmidt (MDB). A vereadora Iara Cardoso (PDT) não estava presente no momento da votação.