Esperançar na resistência pela Educação marca entrega do Prêmio Paulo Freire

Esperançar na resistência pela Educação marca entrega do Prêmio Paulo Freire

Diante da realidade política atual, em que forças conservadoras tentam implementar retrocessos à educação brasileira, nada mais simbólico que a reunião de pessoas que defendem os princípios de liberdade existentes no ato de educar. Nesse clima ocorreu a sessão solene em homenagem ao Dia das Professoras e Professores, na quarta-feira (07/11), no Plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Uma iniciativa do mandato da vereadora Ana Affonso (PT).

 

Na ocasião, também foram conhecidas e premiadas as boas iniciativas da área educacional, com trabalhos voltados para a construção da cidadania, conforme os vencedores do Prêmio Paulo Freire - Mestre Cidadão 2018.

 

Essa edição do prêmio contou com 15 projetos inscritos, sendo oito de séries iniciais (1º ao 5º ano), cinco de Educação Infantil, um projeto de séries finais (6º ao 9º) e um de Educação de Jovens Adultos (EJA). A comissão julgadora foi composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Conselho Municipal de Educação, CPERS Sindicato, Sinpro Sindicato, CEPROL Sindicato e 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

A proponente, vereadora Ana Affonso, mostrou-se esperançosa em derrotar o conservadorismo. Ela ressaltou que a premiação reconhece e traz à reflexão o legado deste grande mestre Patrono da Educação brasileira, Paulo Freire. “Nossa unidade é em defesa de uma categoria que está sendo ultrajada, perseguida, difamada e ameaçada. Precisamos fortalecer a escola e os verdadeiros valores democráticos.” 

 
O evento contou com a presença do professor Doutor da Unisinos Danilo Streck, que salientou a importância deste ato no ano da comemoração dos 50 anos da Pedagogia do Oprimido. “O remédio para eventuais distorções da democracia (que inclui a livre expressão do pensamento) não é menos liberdade de expressão, mas o desenvolvimento de um clima respeitoso das diferenças. Ao separar a educação (que seria responsabilidade da família) e ensino (que seria responsabilidade da escola) cria-se um instrumento de censura que nenhuma democracia pode aceitar.”

 

Premiados na Educação Infantil

- 1º lugar: Sou pequeno... Eu escolho! (professora Mariana Vicentina Ribas Pinto - Escola Chico Xavier)

 

- 2º lugar: Brinquedo e Brincadeiras com Equidade de Gênero para a Infância. (professora Lisiane Viegas - Escola Olímpio Albrecht)

 

- 3º lugar: Viajando pelo Corpo. (professora Lisete Marques - Escola Tancredo Neves)

 

Premiados nas Séries iniciais

- 1º lugar: Encontros, contos e encantos Afro-brasileiros (Professora Guadalupe da Silva Vieira - Escola Edgar Coelho)

 

- 2º lugar: Vida e Saúde: Comida de Verdade na Chico (Professora Silvana da Silva Flores - Escola Chico Xavier)

 

- 3º lugar: #EH Produções: Movimentação em Rede e Aprendizagem Colaborativa na Produção de Conteúdo e Promoção da Cidadania Digital. (Professora Luciana Domingues Ramos - Escola João Carlos Hohendorff)

 

Premiado nas Séries finais

- Protagonismo Juvenil na Chico: Cidadania no Presente (professora Jussara Dias Bueno - Escola Chico Xavier)

 

 

Premiado na Educação de Jovens Adultos (EJA)

- Relato de Experiências: Feira das Profissões (professora Karen Letícia Antochevis - Escola Álvares Nunes)

 

Os primeiros colocados receberam um mil reais cada. Todos premiados receberam medalhas e as escolas dos professores premiados em primeiro lugar receberam o Selo Paulo Freire - Mestre Cidadão. Todos inscritos receberam certificado de participação.