Vereador Ary Moura quer instituir troféu Paixão Côrtes de incentivo a Cultura Tradicionalista

Vereador Ary Moura quer instituir troféu Paixão Côrtes de incentivo a Cultura Tradicionalista

No mês Farroupilha, o vereador Ary Moura (PDT) quer instituir o troféu Paixão Côrtes de incentivo a Cultura Tradicionalista. O projeto de lei, que tem por finalidade homenagear e destacar pessoas que trabalham pela cultura regional, foi protocolada dois dias após a morte do folclorista João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, um dos formuladores do Movimento Tradicionalista Gaúcha, que ao lado de Barbosa Lessa fez o resgate de diversos ritmos das chamadas danças tradicionais.
A proposta, segundo o presidente do diretório municipal do PDT visa homenagear aquelas pessoas que trabalham em prol da valorização da cultura gaúcha. Seriam agraciados os seguintes destaques: Grupo de danças tradicionais, destaque campeiro, poesia, músico regionalista, entidade tradicionalista, incentivador cultural e gestor cultural ou educacional. ‘‘A ideia é prestar uma homenagem a Paixão Côrtes, por ter nos deixado esse legado tradicionalista e também aquelas pessoas que trabalham para mantê-la’’, relata Ary Moura.
Conforme o projeto, a escolha dos agraciados será feita de acordo com pesquisa no meio Tradicionalista, através de uma comissão definida para tal fim, com representação do poder executivo (Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação), poder legislativo, imprensa e sociedade Civil Organizada. Caso vire lei, os agraciados serão conhecidos durante os festejos Farroupilhas de cada ano. ‘‘Entendemos que o troféu Paixão Côrtes de incentivo a Cultura Tradicionalista vai movimentar não só os CTGs, DTGs e Piquetes, mas também as escolas do município’’, enfatiza o vereador.