Ato repõe Carta-testamento no busto de Getúlio Vargas nesta sexta-feira

Ato repõe Carta-testamento no busto de Getúlio Vargas nesta sexta-feira

Uma solenidade a partir das 17 horas desta sexta-feira marca a revitalização do monumento do busto de Getúlio Vargas, com a recolocação da carta-testamento. A obra de Vasco Prado, única do artista no município, instalada junto a Praça Tiradentes, foi inaugurada quatro anos após a morte do ex-presidente, numa iniciativa do ex-governador Leonel de Moura Brizola e do então prefeito municipal Paulo Costa da Silva Couto.
A nova carta produzida em mármore substitui a de bronze roubada por vândalos. Para o secretário Municipal de Cultura e Relações Internacionais (SECULT). Pedro Vasconcellos a revitalização do monumento no ano em que marca os 60 anos de sua instalação, se eleva de importância para São Leopoldo, levando em conta o contexto histórico de Getúlio Vargas, para o Brasil, o Estado e ao município. ‘‘O monumento tem uma história bonita por ser construído quatro anos após o suicídio do ex-presidente’’, declara.
De acordo com Vasconcellos, o busto é o reconhecimento às conquistas importantes de Getúlio para o país. ‘‘A forma como ele se suicidou, que foi por uma tentativa de golpe ao seu governo remete para uma reflexão da situação atual do Brasil, que Getúlio viveu de forma parecida em 1954’’, destaca. O secretário destaca que o papel é promover a memória e reflexões sobre essa construção.
Dentro da programação da revitalização do busto, já está confirmada uma intensa programação cultural, com apresentações de artistas locais, além da adoção da Praça Tiradentes pelo diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Presidente do partido, o vereador Ary Moura destaca a importância do ato. ‘‘É um momento histórico, neste 24 de agosto marca os 64 anos da morte do nosso ex-presidente, nada melhor que usar a data para recolocar a carta testamento’’, enfatiza.