Sessão solene presta homenagem aos 160 anos da Sociedade Orpheu

Sessão solene presta homenagem aos 160 anos da Sociedade Orpheu

 

 

 

 

Uma noite para reverenciar a história do clube mais antigo do Brasil, em atividade, esse foi o mote da sessão solene comemorativa aos 160 anos da Sociedade Orpheu que lotou as dependências da Câmara de Vereadores. A atual direção do clube, ex-presidentes, sócios e simpatizantes prestigiaram o evento proposto pelo vereador Ary Moura (PDT), que contou ainda com a presença da vice-presidente da casa, a pedetista Iara Cardoso, além do vereador Marcelo Buz (DEM). A festa se estendeu ainda para o hall de entrada do Orpheu, onde os convidados foram recepcionados com um coquetel e um show acústico.
Líder do PDT na Câmara a vereadora Iara Cardoso destacou a iniciativa do colega de bancada Ary Moura, que tem promovido várias sessões relacionadas a cultura. ‘‘Só tenho de elogiar o trabalho do Ary, que recentemente nos brindou com uma sessão especial reverenciando a história de Gildo de Freitas e agora presta essa merecida homenagem a Sociedade Orpheu que tanto orgulha o povo gaúcho e brasileiro por seu o mais antigo de todo o Brasil’’, ressalta. O fato de guardar um carinho em relação a sociedade, Iara destaca que sente a necessidade de estar ao lado da direção. ‘‘Temos de resistir não deixar ele se minimizar e trabalhar por sua reconstituição. Quero ver os clubes sociais muito pujantes para que a juventude possa usufruir de festas sadias’’, enfatiza.
Para o presidente José Roberto Kfuri, estar à frente da entidade que é um orgulho para o município e para o estado, mesmo não sendo natural de São Leopoldo, é uma satisfação muito grande, porém uma grande missão. ‘‘Desde que cheguei aqui nessa cidade tive a vontade de ser sócio do Orpheu. Hoje ele se tornou um clube popular e estamos numa batalha muito grande para recupera-lo. Dependemos de todos para que em alguns anos, o Orpheu retome todas as suas atividades, para orgulhar o município e o Estado. Com a força de cada um vamos poder manter esse título como a sociedade mais antiga em atividade no Brasil’’, reforça.
Satisfeito com o público e atendeu ao chamado e compareceu na sessão, o vereador Ary Moura diz que o evento serviu para dar início às discussões e reflexões sobre o papel da sociedade para o município. ‘‘Não podemos nos permitir ficar sem o Orpheu, uma referência em nível nacional. Percebi que todos querem colaborar, estamos pronto para o diálogo. Espero que a partir dessa noite a comunidade possa refletir sobre esse papel fundamental da sociedade. Nos colocamos a disposição e o legislativo está de portas abertas’’, revela.
Fazendo referência a várias atividades do clube o vereador questionou. Quem, de São Leopoldo ou região, não tem uma lembrança da Sociedade Orpheu? ‘‘Dos seus bailes de gala, dos jantares, dos blocos de carnaval, dos bailes de debutantes, das baladas da Kompha, das piscinas do Iguaçu, do Tiradentes, da sede Campestre. Sem dúvida nenhuma, essa sociedade deu sua contribuição para a formação de muitas famílias. E isso é a importância de uma sociedade, ou seja, o convívio social entre famílias’’, destaca.
Ao desejar vida longa ao Orpheu, Ary Moura pediu ao presidente Kfuri e toda a sua direção, para continuarem com esse trabalho, no sentido de revitalizar ainda mais a sociedade, citando como um bom exemplo de projeto, para atrair novos sócios os bailinhos às quintas-feiras com a participação de pessoas das mais diversas regiões. ‘‘Essa retomada da entidade se deve a dedicação de pessoas abnegadas, que trabalham não só em prol da sociedade, mas de toda a municipalidade’’, finaliza.

Ver Galeria de Fotos Relacionada