Emoção marca homenagem ao centenário de Gildo de Freitas

Emoção marca homenagem ao centenário de Gildo de Freitas

Música, trova e muita emoção marcaram a sessão especial que deu início as comemorações do centenário de Gildo de Freitas, o Rei dos Trovadores. Uma estátua estilizada do músico postada junto ao plenário dava mostras do que seria a sessão, com a participação do gaiteiro Pirulito. Proponente da homenagem o vereador Ary Moura, presidente municipal do PDT destacou a importância de valorizar a cultura gaúcha através daquele que cantou e encantou o tradicionalismo.
Para Iara Cardoso, presidente em exercício da Câmara de Vereadores é uma verdadeira honra para São Leopoldo dar início as homenagens a Gildo de Freitas, segundo ela nada melhor que uma sessão especial com a presença de diversas entidades tradicionalistas do município. ‘‘Ele fez história aqui no CTG Tio Lautério. Momentos como esse que nos dá uma satisfação ainda maior de sermos gaúchos’’, enfatiza. A líder do PDT na Câmara destacou ainda a vida pública do Rei dos Trovadores. ‘‘Ele era um homem de posição e esteve ao lado de Leonel Brizola em muitos momentos. Era um homem identificado com o PDT’’, destaca.
Representando a família Freitas, o filho Jorge Freitas através dos causos do pai saudou os participantes e a iniciativa do vereador Ary Moura em realizar a sessão. Ele lembrou da infância de Gildo em São Leopoldo, onde se dedicava a doma de cavalos e as carreiras. ‘‘Ele passou boa parte da sua infância por aqui e nada melhor que as homenagens a ele comecem em São Leopoldo, onde teve vários embates de trova com Gato Preto e outros tantos, sempre se destacando no verso de improviso’’, relata.
O alimento da minha alma são momentos culturais como esse. Essa foi a definição do vereador Ary Moura para a sessão. ‘‘Hoje estamos começando uma série de eventos que vão se espalhar pelo estado para saudar o centenário do Gildo de Freitas. Tivemos a representação forte da herança deixada por ele. Temos que defender a nossa cultura, ou outros tomam conta’’, reforça. Ao mesmo tempo destaca a importância de ocupar os espaços para mostrar a força da tradição.
Segundo o pedetista, Gildo de Freitas teve uma participação muito importante na vida política participando inclusive de inaugurações de alguns CTGs ao lado de Leonel Brizola. Ary Moura destacou ainda o empenho de cada um em realizar o evento. ‘‘A música de Gildo é um verdadeiro conselho de pai para filho. Essa é a verdadeira expressão de família. É um orgulho ter a presença de pessoas tão ilustres’’, finaliza.

 

Ver Galeria de Fotos Relacionada