Protagonistas ambientais recebem homenagem do vereador Nestor Schwertner (PT)

Protagonistas ambientais recebem homenagem do vereador Nestor Schwertner (PT)

O protagonismo e a dedicação às causas ambientais foram ressaltados durante sessão solene em homenagem à Semana do Meio Ambiente. Proposta pelo vereador Nestor Schwertner, da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), as homenagens foram prestadas a sete cidadãos leopoldenses na noite de quarta-feira (30/5), na Câmara de Vereadores de São Leopoldo.

Segundo o proponente, o momento de crise política que o país atravessa nos convoca a refletir sobre a precariedade do saneamento em nossas cidades e sobre as riquezas naturais do Brasil. “Vemos com o golpe que a política de entrega do nosso petróleo e do pré-sal está agravando as condições sociais de nosso povo”, ressaltou o vereador Nestor.

Na cerimônia aberta pelo músico José Leopoldo da Rosa, da Coopercultura, os homenageados por suas trajetórias de serviços prestados na área ambiental à comunidade leopoldense receberam uma placa com dedicatória e o livro Roessler – o homem que amava a natureza, de Elenita Malta Pereira. Participaram da entrega, o secretário de Meio Ambiente Darci Zanini e o diretor-geral do SEMAE Anderson Etter.

A noite também foi momento de fazer um apanhado histórico sobre o protagonismo ambiental em São Leopoldo, relembrando a importância de Henrique Luís Roessler, que era considerado o “caçador de caçadores” e todo seu legado. A criação do Comitesinos, primeiro comitê de bacia hidrográfica do Brasil, com sede na Unisinos. Os 40 anos do Condema, a serem completados em 2019. O barco Martim Pescador, projeto de educação ambiental idealizado por Henrique Prieto, já falecido.  

Receberam homenagem: o ex-prefeito Olímpio Sérgio Albrecht, pela criação do Parque Henrique Luís Roessler, área conhecida como Matinho do Padre Reus; ex-deputado federal Ronaldo Miro Zulke, por sua emenda parlamentar e concepção da revitalização da Rua da Praia, em 2012; o prefeito Ary José Vanazzi, por seu empenho na criação do Parque Municipal Imperatriz Leopoldina, em dezembro de 2006; Arnaldo Dutra, por seu empenho na criação do Consórcio Pró-Sinos; João Batista Chaves, por todo seu zelo e fiscalização da base ecológica do Rio Velho; Daniela Maioli, pela coordenação do projeto de canoagem junto às crianças, desde 2005 e Geni Terezinha Flores da Silva, por dedicação como trabalhadora do SEMAE, desde 1980, na análise e tratamento da água na Estação de Tratamento de Água - ETA1.

Zulke após breve reflexão sobre a conjuntura política atual em nosso país, em que algumas pessoas saem às ruas gritando por “intervenção militar” e outras pedem pela liberdade do preso político Lula, comenta sobre o objetivo da revitalização da Rua da Praia. “Queríamos trazer à tona a pauta ambiental e política através da ocupação da beira do Rio dos Sinos. Proporcionar à comunidade o contato com o rio e suas belezas e vejo que, de certa forma, conseguimos”.

Além destes homenageados, também ganharam destaque as lideranças com atuação na área ambiental: Cacilda, Suzane, Ana, Lorena e Angélica.