Vereadores intercedem por moradores do Pôr do Sol

Vereadores intercedem por moradores do Pôr do Sol

A luta em defesa de moradia digna, marco dos moradores da Ocupação Pôr do Sol, continua. Nesta segunda-feira (28/5), cerca de 200 moradores caminharam até o Fórum de São Leopoldo para manifestar-se em defesa de seus direitos. Ao todo, 380 famílias vivem há 10 anos no local, de propriedade privada. Eles não têm outras possibilidades de lugares para morar e buscam apoio do legislativo e do executivo para que intercedam junto ao sistema judiciário. O grupo reivindica uma alternativa ao pedido de reintegração de posse da terra.

Para tanto, ocorreu uma reunião articulada pela assessoria da vereadora Ana Affonso (PT), líder do Governo na Câmara, juntamente com vereadores Nestor Schwertner (PT) e Adão Rambor (PSB), com o secretário de Direitos Humanos de São Leopoldo, Dudu Moraes, o assessor jurídico da Ocupação Pôr do Sol, Manuel Minoni Bandeira, com representantes dos moradores e a juíza do Fórum de São Leopoldo.

Este processo judicial conta ainda com uma ação ambiental, visto que o terreno abriga lixo hospitalar, indevidamente depositado, necessitando inclusive de descontaminação da área. A assessoria tomará novas medidas legais para dar prosseguimento ao processo de manutenção das moradias no Pôr do Sol.