“MÃES À OBRA”, PARA CELEBRAR UMA DÉCADA DE HOMENAGENS

“MÃES À OBRA”, PARA CELEBRAR UMA DÉCADA DE HOMENAGENS

A vereadora Edite Lisboa Cigana (PSB) comemora o sucesso de mais uma Sessão Solene, de sua autoria, em Homenagem às Mães, realizada anualmente pela Câmara de São Leopoldo, desde 2008. Na noite de segunda-feira, 14 de maio, não foi diferente: Plenário da Casa Legislativa lotado para prestigiar de perto a décima Sessão consecutiva ao longo do seu terceiro mandato de vereadora, surpreendendo novamente o público com o tema apresentado. “Uma década de homenagens e de histórias que falam da luta, da coragem e do amor incondicional de quem nos deu a vida, merece uma Sessão especial”, justifica a vereadora.

 Esse ano, a temática escolhida, Mães à Obra, foi inspirada na Ong Mulher em Construção, entidade que recentemente promoveu uma ação em prol do Museu Histórico de São Leopoldo, com a pintura interna do prédio. A homenagem tem por objetivo a valorização das mulheres que participam dos cursos de capacitação oferecidos pela Ong nas especialidades de pedreira, pintora, azulejista, ceramista, eletricista e hidráulica.

Na avaliação da vereadora Edite Lisboa, “são profissionais que não se abatem diante da crise financeira e do desemprego, ao contrário, vão em busca de novas frentes de trabalho e fonte de renda. Elas representam o empoderamento da mulher pela construção civil”, destacou Cigana ao homenagear Maristela Weirich Wagner, designer de interiores, moradora no bairro Scharlau; a dona de casa Rosimeri Salazar Xavier, da Feitoria; a professora aposentada Juraci Maria de Vargas, do bairro São João Batista; a eletricista Cátia Cristina da Silva Avila, moradora da Vila Santa Marta e uma das primeiras mulheres  a participar das oficinas Mulher em Construção no ano de 2011, e também a azulejista e chefe de família Carmem da Rosa Monteiro, que após receber o certificado foi contratada para trabalhar com carteira assinada.

 Fizeram parte da mesa oficial a Secretária de Políticas para Mulheres, Danusa Alhandra, a Diretora de Expansão da Ong Mulher em Construção, Rosangela Maraschin;  Ingrid Elisabeth Marxen, Relações Institucionais do Museu Histórico de São Leopoldo; e Joceli Sbeghen, gerente comercial da loja Taqi, empresa apoiadora da Ong em São Leopoldo. O vereador Nestor Schwertner da bancada do PT também prestigiou a Sessão em homenagem às mães.

 

 

 

Ver Galeria de Fotos Relacionada