Luís Artur Niemeyer sempre alerta para homenagear Movimento de Escoteiros

Luís Artur Niemeyer sempre alerta para homenagear Movimento de Escoteiros

Usando as cores do grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul, o suplente de vereador Luís Artur Niemeyer (PDT) usou a tribuna da Câmara para saudar escoteiros e familiares que compareceram em grande número na sessão solene de sua autoria. O ato presidido pela vereadora Iara Cardoso líder da bancada do PDT no legislativo municipal prestou homenagem ao dia mundial do Escoteiro, comemorado em 23 de abril.
Destaque para a homenagem ao professor Vicente João da Silveira Brígido, responsável pela expansão do movimento de escoteiros em São Leopoldo, com a criação do Grupo Cruzeiro do Sul, em novembro de 1970. Usando as palavras do ex-general Robert Baden-Powell, que em 1907 após ele afastar-se do exército na Inglaterra fundou o movimento, Artur destacou a importância do escotismo para o crescimento dos jovens.
Para Niemeyer, as mesmas preocupações que Powell teve quando da criação do movimento de escoteiro os chefes que hoje agregam jovens de toda a região também o tem. O vereador suplente que propôs a sessão solene ingressou no Movimento Escoteiro em abril de 1992, aos 10 anos, permanecendo como membro juvenil ativo até 2002. Passou pelos quatro ramos do Escotismo, atingindo os graus máximos de progressão individual de Escoteiro Lis de Ouro no ramo escoteiro (11 a 15 anos) e Escoteiro da Pátria no ramo sênior (15 a 18 anos). Apenas cinco jovens atingiram até hoje o grau de Escoteiro da Pátria nos 48 anos do Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul.
Ele destacou ainda a homenagem ao professor Vicente João da Silveira Brígido. Natural de Santa Catarina, ele fundou em 1962 o Grupo Escoteiro Brusque, naquela cidade. Logo depois, fundou o Grupo Escoteiro alegria, em Taubaté. Passou por Porto Alegre, onde contribuiu para a fundação do Grupo Escoteiro Agronomia. Acabou por se estabelecer em São Leopoldo, onde tentou refundar o Grupo Escoteiro Tocantins. Diante do insucesso, com a companhia de sete aspirantes a escoteiro fundou o Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul em 1º de novembro de 1970.
Do Cruzeiro do Sul se desmembrou o Grupo Escoteiro João de Barro, do qual, mais recentemente, desmembrou-se o Grupo Escoteiro Órion. São os três grupos atualmente ativos em São Leopoldo, de forma que o Movimento Escoteiro atualmente existente na cidade advém do pioneirismo do homenageado. Também estiveram presentes na sessão representantes do Grupo Escoteiro Peregrino, de Sapucaia do Sul, e o senhor Rudolf Detsch, membro do Movimento Escoteiro desse 1968, que por quase cinquenta anos participou do Grupo Escoteiro Hans Staden, de Novo Hamburgo, e atualmente atua na Equipe Regional de Formação de Adultos, capacitando os voluntários que atuam no Movimento Escoteiro, além do vereador Arthur Schmidt (MDB).