Galperim homenageia Mário Alberto Gusmão e Ruy Carlos Ostermann

Galperim homenageia Mário Alberto Gusmão e Ruy Carlos Ostermann

A noite de segunda-feira (09/04) foi marcada pela celebração ao Dia do Jornalista na Câmara Municipal de São Leopoldo. No evento, que foi proposto pelo vereador Júlio Galperim, os leopoldenses Mário Alberto de Paula Gusmão, fundador do Grupo Sinos, e o reconhecido jornalista Ruy Carlos Ostermann foram homenageados.

Abrindo a cerimônia, Galperim afirmou que “os homenageados simbolizam a importância do jornalismo e do jornalista – como veículo de aperfeiçoamento da sociedade –, sobretudo, no tocante à construção do processo de democratização das ideias, conceitos e estruturas vigentes. São duas pessoas com força, tenacidade e comprometimento com o jornalismo pautado pela ética e pela busca da verdade”.

Ausente por estar em recuperação de uma cirurgia, o jornalista Ruy Carlos Ostermann foi representado pela sua filha, também jornalista, Cristiane Ostermann, que agradeceu pela homenagem e falou sobre a história do seu pai. Ao ser questionada sobre o clube de coração do seu pai, Cristiane disse que esta foi a pergunta que mais ouviu em sua vida, e respondeu: “o time de coração dele é o Aimoré”. Sob aplausos, Cristiane complementou que “essa resposta fala sobre o meu pai, que nasceu em São Leopoldo, foi criado na Rua Grande, no Café Comercial, falando e discursando, e foi estudar Filosofia, apenas depois entrando no jornalismo”.

Mário Alberto Gusmão usou a tribuna e trouxe detalhes sobre suas origens no município, tal como a ligação de seus familiares com a Câmara Municipal, já que seu avô e sua mãe foram vereadores em São Leopoldo. Gusmão também sugeriu um Pacto Supra-Partidário e Comunitário em prol da educação, e disse “ter chegado a hora de uma mobilização de São Leopoldo pela Educação. Cada pessoa tem que fazer a sua parte”.

Participaram ainda da sessão a deputada estadual Regina Becker Fortunati; o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; a presidente da OAB-SL, Rita Pavoni; o presidente do Instituto São Leopoldo 2024, Sérgio Dienstmann; assessora de imprensa da Feevale, Solange Corrêa; vice-diretor do Sinodal, Gerson Engster; coordenador do curso de Jornalismo da Unisinos, Edelberto Behs; do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada, Major Leonardo Santos De Castro Freitas; diretor internacional da FENAJ e Associação Rio Grandense de Imprensa, José Nunes; os vereadores Arthur Schmidt, Iara Cardoso, Brasil Oliveira e Ary Moura, entre outras autoridades, familiares, amigos e funcionários do Grupo Sinos.