Câmara de Vereadores deve ser protagonista na defesa do Hospital Centenário

Câmara de Vereadores deve ser protagonista na defesa do Hospital Centenário

Para a vereadora Iara Cardoso (PDT), que participou da assinatura dos decretos que instituem a Mesa Permanente com Trabalhadores (MPT) e a Junta Financeira da Fundação Hospital Centenário, a Câmara de Vereadores deve ser protagonista na defesa da Casa de Saúde. Ela elogiou a iniciativa e destacou que o fato de as decisões serem compartilhadas confere protagonismo a quem vive, de fato, o tema da saúde. “Cabeças e forças unidas têm mais chances de alcançar bons resultados”, enfatiza.
A efetivação da composição da Mesa será feita nos próximos dias, após conversas com as entidades. Preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como instrumento de democratização das relações de trabalho na saúde, a MPT é um fórum paritário de caráter permanente, criado para tomada de decisões sobre a gestão do trabalho. No âmbito do Hospital Centenário, será composta por seis representantes da Gestão Municipal e seis dos sindicatos com legitimidade para representar as categorias profissionais de maior representatividade. “Hoje, estamos instituindo no Hospital Centenário dois fóruns muito importantes. Com a Junta Financeira, conseguiremos analisar os processos que trazem custos para a instituição, o que ajudará na racionalização dos processos”, explicou a presidenta Quelen da Silva, que, na abertura da atividade, apresentou os dois novos instrumentos de gestão.
Em relação à Mesa Permanente com Trabalhadores, Quelen lembrou que o momento atual da instituição apresenta como grande desafio a continuidade das suas atividades. “Isso só vai acontecer se todos os trabalhadores estiverem implicados com o debate em torno da situação do Hospital e, principalmente, se conseguirmos pactuar conjuntamente”, acrescentou, lembrando que o novo instrumento auxiliará democratizando as relações de trabalho, conferindo mais transparência, aprofundando a discussão da profissionalização, da regulação do trabalho e também a qualificação dos processos do Hospital, visando diminuir conflitos.
O prefeito Ary Vanazzi lembrou que durante sua gestão como prefeito, em 2009, este instrumento de diálogo com as entidades representativas dos trabalhadores foi instituído e durou quatro anos. “Foi um período extraordinário, pela qualidade dos debates e das propostas apresentadas. Hoje, estamos reconstituindo esta instância que cumpre papel estratégico” destacou. O prefeito sugeriu que o conjunto das categorias debata não apenas o problema do Hospital, mas também, da saúde pública. “O tema do Hospital vem se arrastando há muitos anos. É injusto, é imoral, que o Hospital receba apenas R$ 235 mil do Estado e que os repasses estejam há meses sem ocorrer. Hoje, o Hospital é bancado pela Prefeitura. A situação é tão séria, que, hoje, não conseguimos fazer o mais importante, que é a prevenção”, lamentou, referindo-se à insuficiência de recursos para a área da Saúde.