Lei incentivada por Arthur Schmidt garante um terço de hora atividade em local de livre escolha

Lei incentivada por Arthur Schmidt garante um terço de hora atividade em local de livre escolha

Trabalhadores em Educação docentes da rede pública municipal de São Leopoldo, agora por força de lei, poderão cumprir um terço de hora atividade, sendo 60% desta em local de livre escolha, e outros dois terços da carga horária serão destinados a atividades de interação com os estudantes. O projeto de lei, aprovado por unanimidade, nesta quinta-feira (14), na Câmara de Vereadores, tramitou em regime de urgência especial após o vereador Arthur Schmidt (PMDB) requerer assinatura de mais de um terço dos vereadores e encaminhar o pedido de inclusão. 
O projeto esteve na pauta do dia 7 de dezembro e não foi votado por exceder o tempo máximo de sessão. “Nós vereadores não poderíamos deixar de votar um projeto como este que envolve toda uma categoria e votá-lo apenas no próximo ano porque o Governo simplesmente não preveu que o tempo máximo de sessão poderia ser excedido novamente”, salienta o vereador Arthur, lembrando que prioridades não devem ser ignoradas e sim respeitadas. Após a aprovação em plenário em sessão única, o projeto segue para sanção do prefeito.
 
Para que serve a hora atividade
A hora atividade é destinada a formação, pesquisa e estudo, planejamento e trabalho pedagógico, reuniões pedagógicas e colaboração com a administração escolar.
 
Implantação e tramitação do projeto
- Em 2013, o então secretário de Educação e vice-prefeito de São Leopoldo, Daniel Dault, garantiu por normativa, um terço de hora atividade.
- Mas foi outra normativa, 03 de 2015, editada pelo seu sucessor Arthur Schmidt, então como secretário municipal, que garantiu que 60% da hora atividade pudesse ser realizada em local de livre escolha.
- Em 2016, o projeto de lei que versa sobre o tema foi redigido pela SMED, mas não chegou a ser votado por estar em período eleitoral - que proíbe envio de projetos que tratam sobre benefícios a servidores.
- Em 14 de março de 2017, já como vereador, Arthur Schmidt solicitou providências,  junto a Secretaria de Gestão e Governo, para envio do projeto de lei que altera o Plano de Cargos e Carreiras. Apenas cerca de sete meses depois, no dia 7 de outubro, a Prefeitura finalmente protocolou o projeto para que tramitasse na Câmara de Vereadores.
- O PL 93/17 entrou na ordem do dia em 7 de dezembro, mas não chegou a ser votado por exceder o tempo normal de sessão legislativa.
  - Uma semana depois, o vereador Arthur Schmidt protocolou um requerimento, com a assinatura de outros quatro vereadores, solicitando que fosse incluído o PL em votação, em regime especial de urgência (votação única). Apreciado em plenário, foi aprovado por unanimidade.