São Leopoldo dá mais um passo para ter Núcleo Integrado de Segurança

São Leopoldo dá mais um passo para ter Núcleo Integrado de Segurança

Uma área central, em localização estratégica em São Leopoldo, deve abrigar o conjunto das forças de Segurança. O tema foi tratado na manhã desta segunda-feira (11), no gabinete da presidência da CEEE, atual detentora da área de cerca de 12,5 mil metros quadrados. O local é negociado com o governo do Estado e a primeira força de segurança a se instalar será o 25º Batalhão de Polícia Militar, que abrange São Leopoldo, Capela de Santana e Portão, e hoje está situada em uma propriedade alugada.


O assunto, articulado em conjunto pelo deputado estadual Tiago Simon e vereador Arthur Schmidt, foi tratado diretamente com o presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, com a participação do comandante regional da Brigada Militar no Vale do Sinos, coronel Álvaro Medeiros, comandante da BM em São Leopoldo, tenente-coronel Daniel Coelho, da chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Fazenda, Beatriz Fagundes e o assessor do deputado Tiago Simon, Daniel Daudt.

O presidente da CEEE se demonstrou favorável à transação, respeitando todos os trâmites jurídicos, reforçando a ideia de que a área também poderá sediar unidades da Polícia Civil. O deputado Tiago Simon ressaltou a importância de dialogar com as Secretarias Estaduais de Segurança e Meio Ambiente durante o processo antes de apresentar o assunto oficialmente ao Ministério Público. Atualmente São Leopoldo busca uma área para a construção da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e a hipótese do órgão ser erguido no local não é descartada e será discutida com o delegado regional, Rosalino Seara, que tem interesse em erguer uma Central de Polícia na cidade, a exemplo de Novo Hamburgo.

Para o vereador Arthur Schmidt, dar estrutura aos órgãos de segurança é garantir a melhor execução de sua funcionabilidade. “Estamos tornando nossas forças mais eficazes, economizando dinheiro público e ampliando o seu alcance e a integração entre os órgãos”, salienta. Embora a área passe a ser do Estado, Arthur ainda não descarta o uso para a instalação da base da Guarda Civil Municipal, força de segurança de atribuição do município.