Câmara concede título ao médico José Luiz Pedrini

Câmara concede título ao médico José Luiz Pedrini

O médico José Luiz Pedrini, 68 anos, especialista em mastologia e pioneiro no Estado a testar em nível mundial um novo tipo de tratamento específico para uma das formas mais agressivas de câncer de mama, é o mais novo Cidadão Leopoldense. A iniciativa é da presidente do Legislativo, vereadora Edite Lisboa, com o apoio dos colegas de bancada do PSB, Adão Rambor e Brasil Oliveira. A cerimônia de entrega do título ocorre às 18h30 do dia 13 de dezembro, quarta-feira, no Plenário da Câmara.

Natural de Porto Alegre, Pedrini cursou medicina em 1973, na Universidade Federal de Pelotas e fez residência médica em ginecologia e obstetrícia no Hospital Conceição. Realizou mais de 3 mil partos. Também especializou-se em medicina do trabalho em 1976, na UFRGS, e em Mastologia, em 1996, na SBM, área em que vem ganhando destaque pela dedicação, empenho e melhorias voltadas ao atendimento de qualidade na prevenção, tratamento e diagnóstico precoce da doença em mulheres de todas as idades.

Sócio-fundador do Centro Médico e médico do SUS em São Leopoldo desde 1979, Pedrini também foi responsável pela criação do Centro de Mastologia Centenário, tendo participado ativamente da implantação do Banco de Próteses Mamárias no Município. O vasto currículo inclui ainda a realização de mais de 21 mil procedimentos cirúrgicos. É fundador e atual chefe do Serviço de Mama dos hospitais Conceição e Ernesto Dornelles e da primeira residência Médica em Mastologia no Sul do País, além do Grupo da Mama Conceição, atualmente presidente do Conselho.

Preceptor da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Conceição desde 1976, foi criador da residência médica no Hospital Centenário, onde é chefe do serviço de mama e Presidente do Conselho de Administração do Hospital. José Luiz Pedrini tornou-se referência na área, realizando palestras no Brasil e no exterior sobre o assunto e por conta de toda essa trajetória profissional e humanística, a Câmara de São Leopoldo decidiu por unanimidade conceder a ele o Título, pelos relevantes serviços prestados ao Município.