Fabiano realiza sessão solene do Dia da Consciência Negra

Fabiano realiza sessão solene do Dia da Consciência Negra

Na noite de 20 de novembro, o vereador Fabiano Haubert (PDT), foi proponente da sessão solene na Câmara de São Leopoldo em homenagem ao dia da consciência negra. A atividade contou com diversas lideranças negras da região, incluindo escolas de samba, representantes de religiões de matriz africana, organizações não governamentais, além do secretário de cultura Pedro Vasconcellos, a diretora de igualdade racial da secretaria de Integração Social, Nadir de Jesus. O vereador Brasil, único negro no legislativo e os colegas, Júlio Galperim, Iara Cardoso e Ary Moura também participaram da sessão.

“Ser negro ou ser branco, define sua vida, já que a chance de um negro ser analfabeto é cinco vezes maior do que de um branco”, afirmou o proponente Haubert apontando dados colhidos pela ONU e IBGE sobre pobreza, violência e educação no Brasil. E defendendo que a educação é o agente que pode mudar a realidade de preconceito e desigualdade brasileira. Já Nadir de Jesus lembrou que o racismo está em todas as partes, “enquanto ficarmos rindo de piadas com negros e brancos, não vamos avançar nas nossas lutas”, ressaltou.

“Muito antes da chegada dos alemães em São Leopoldo, já haviam negros trabalhando na Real Feitoria do Linho Cânhamo”, lembrou o secretário de cultura, Pedro Vasconcellos. A vereadora Iara Cardoso (PDT), lembrou de seus amigos de infância e ressaltou que como brasileiros, temos em nosso DNA diversas etnias e que é preciso olhar para todos com igualdade. Com um olhar de agente jurídico, Ary Moura, apontou as diferenças nas abordagens policiais de brancos e negros.

Em uma noite de reflexão, mas também de descontração, o grupo Show da Escola Império do Sol encerrou as atividades com muito samba.

Fotos Dominga Menezes e Sid Costa 

Ver Galeria de Fotos Relacionada