Ana Affonso participa do encerramento da 32ª Feira do Livro de São Leopoldo e fala da importância do projeto Cultura Viva

Ana Affonso participa do encerramento da 32ª Feira do Livro de São Leopoldo e fala da importância do projeto Cultura Viva

A vereadora Ana Affonso (PT) participou do encerramento da 32ª Feira do Livro de São Leopoldo, na tarde do domingo, dia 12 de novembro, no Centro Cultural José Pedro Boéssio. Ana Affonso, que é líder do Governo Vanazzi, representou a Câmara Municipal de Vereadores, na atividade e ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo secretário Pedro Vasconcellos frente à Secretaria Municipal de Cultura.

A vereadora criticou o golpe contra democracia, que retirou Dilma Rousseff da Presidência da República, e que é responsável pela onda de retrocessos políticos e sociais. “Sabemos que a cultura tem sido censurada, criminalizada e desvalorizada. A Prefeitura de São Leopoldo tem promovido debates e discussões, fazendo contraponto a esta onda de retrocessos e se colocando como uma referência na resistência ao golpe”.

Ana Affonso também falou do projeto Cultura Viva, instituída pela Lei 14.663/2014 e que é de sua autoria, quando era deputada estadual. “Nós estamos em um processo de discussão com a comunidade cultural. Estamos promovendo um diálogo para produzir e fomentar a cultura na periferia. Pensamos em construir um diálogo com os grupos que produzem a cultura na cidade, de várias linguagens, a partir da construção de uma diretriz política”, assinalou.

A vereadora Ana Affonso afirmou que o projeto Cultura Viva propõe que a cultura esteja nas periferias e que seja fortalecida pelo poder pública. “A idéia é fomentar estas políticas e ocupar os espaços públicos, reduzindo também a violência por meio da ampliação de oportunidades e do acesso à cultura, principalmente na periferia”, analisou.