Por que não doar?

Por que não doar?

A importância da doação de órgãos e tecidos foi tema de palestra na Apae São Leopoldo durante a noite desta quarta-feira (08). Promovido pelo gabinete do vereador Júlio Galperim, em parceria com o projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, o evento teve como palestrante o cirurgião do grupo de transplante pulmonar da Irmandade Santa Casa de Porto Alegre, Spencer Camargo. O músico Bebeto Alves, que é transplantado de fígado e, junto de Jimi Joe e King Jim forma o grupo “Los 3 Plantados”, compartilhou a sua história e a experiência pré e pós transplante.

Ao abrir o evento, o vereador Júlio Galperim disse que o principal trabalho a ser feito é o de quebrar mitos e preconceitos sobre o tema. “Precisamos constantemente suscitar este assunto. Estamos falando sobre vida, sobre a esperança de milhares de pessoas que estão aguardando por um transplante”.

O palestrante da noite, Doutor Spencer Camargo, esclareceu várias dúvidas sobre o tema, além de falar da legislação brasileira e sobre quem pode ser doador, explicando como é o funcionamento para que uma pessoa que venha a óbito possa doar os órgãos e tecidos. “Precisamos trabalhar para que as pessoas entendam a doação e também como funciona o transplante. Mesmo entendendo que é uma decisão tomada em um momento difícil, temos que estar prontos para saber que a vida que se foi pode salvar pessoas que ainda tem alguma chance de sobreviver”. Camargo ainda classificou o transplante como “a mais bela troca entre a sociedade”.

Ao final do evento o músico Bebeto Alves dividiu sua experiência como transplantado. “A questão da solidariedade é fundamental, assim como o entendimento de que é possível conviver de maneira diferente, se interessando pelo próximo, desprendido de valores. A experiência que eu passei demonstra a generosidade da humanidade”, finalizou o músico.

DADOS:

Em junho deste ano eram 32.952 pessoas que estavam na fila de transplantes de órgãos no Brasil. Aproximadamente 43% das famílias dos potenciais doadores não autorizam a retirada dos órgãos.

Por que não doar?