Sessão solene em homenagem ao dia do professor será marcada pela entrega do Prêmio Paulo Freire Mestre Cidadão

Sessão solene em homenagem ao dia do professor será marcada pela entrega do Prêmio Paulo Freire Mestre Cidadão

A Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo promove sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, a partir das 19 horas de quarta-feira (25/10), com entrega do prêmio Paulo Freire Mestre Cidadão. A atividade é uma iniciativa da vereadora Ana Affonso (PT), líder do Governo Vanazzi, e autora do projeto que busca reconhecer e premiar as boas iniciativas realizadas na área da educação,  principalmente em trabalhos desenvolvidos com as turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

No total, a edição de 2017 do prêmio contou com 22 projetos inscritos, sendo 20 na categoria ensino público municipal, um na categoria ensino público estadual e um na categoria ensino privado. As categorias estão divididas em modalidades: trabalhadores em Educação Infantil,  em Educação do Ensino Fundamental Séries Iniciais (1o ao 5°), em Educação de Ensino Fundamental Séries Finais (6o ao 9o ano), do Ensino Médio, em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Especial.

O vencedor receberá  dinheiro (mil reais - R$ 1.000,00), mais o troféu. O segundo e terceiro colocados receberão medalhas. Os trabalhos inscritos na categoria ensino público estadual e ensino privado também receberão medalhas,  de honra ao mérito, em função de serem os únicos trabalhos inscritos. O Prêmio Paulo Freire Mestre Cidadão foi aprovado pelos vereadores no dia 10 de agostoe e será conferido anualmente pela Câmara Municipal aos profissionais trabalhadores em educação do município.

De acordo com a vereadora Ana Affonso, o projeto tem a finalidade de promover a formação cidadã da comunidade escolar, aprofundando uma percepção crítica da realidade, proporcionando novas perspectivas para as comunidades. “Além disso, o prêmio é um incentivo à pesquisa como instrumento pedagógico eficaz, capaz de dialogar com os problemas e situações do cotidiano vivenciado pela comunidade escolar”, explicou a líder do governo Vanazzi na Câmara Municipal.