Vereadores derrubam veto e projeto de Marcelo Buz contra pichação vai virar lei

Vereadores derrubam veto e projeto de Marcelo Buz contra pichação vai virar lei

Por iniciativa do vereador Marcelo Buz (PMDB), São Leopoldo terá lei municipal para combater a pichação nos espaços públicos e privados. Por maioria, os vereadores leopoldenses derrubaram o veto do prefeito Ary Vanazzi (PT) à lei que estabelece cinco salários mínimos para quem for pego fazendo pichação. A votação ocorreu na sessão de ontem à noite, 19 de outubro e o próximo passo é a promulgação e publicação da lei pela presidência da Câmara de Vereadores.

Na tribuna, o vereador Marcelo Buz destacou que seu combate é contra a pichação. “Grafite é arte. Pichação é crime ambiental previsto em lei. Não posso acreditar que o prefeito Vanazzi tenha vetado só porque é lei de minha autoria. A lei não é minha, é para a cidade, para a comunidade. Estou propondo mecanismo para minimizar a pichação”, destacou o autor da lei.

O vereador Marcelo também é o proponente do projeto em tramitação no Legislativo que “Dispõe sobre a prática de Grafite, com o objetivo de valorizar a arte e o trabalho do artista grafiteiro no Município de São Leopoldo”.  Conforme a redação original da proposta protocolada caberá à Prefeitura disponibilizar espaços públicos para o grafite, com identificação do artista. Ficam excluídas da proposta, obras que façam apologia a prática sexual, drogas e discriminação de qualquer forma.