170 Anos

A reunião organizada pelo mandato do vereador Dudu Moraes (PT), na quarta-feira, 04 de outubro, discutiu ações a serem implantadas referentes às pessoas em situação de rua em São Leopoldo, além de alternativas que possam auxiliar na diminuição do problema existente sem discriminar os cidadãos em vulnerabilidade social.

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS ressaltou o aumento, desde o mês fevereiro, da população em situação de rua em São Leopoldo. Muitos são migrantes dos municípios vizinhos. Os pontos de concentração, entre outros, são: a Rodoviária, o Hospital Centenário e o Cemitério. Cabe lembrar que São Leopoldo é o único Município na região a ter um Albergue Municipal.

Foi enfatizado pelas entidades presentes que no governo anterior, do ex-prefeito Aníbal Moacir (PSDB-PMDB), ocorreu a extinção da equipe que realizava abordagem às pessoas em situação de rua, fazendo ação preventiva e encaminhamentos que eram de extrema importância social para o Município.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos – SEDHU informou sobre o Sistema Único de Assistência Social, que reforça o direito ao atendimento a todas as pessoas em situação de rua independente do lugar de origem.

AÇÕES IMEDIATAS QUE ESTÃO OCORRENDO NO MUNICÍPIO:

- Mudança de endereço do Albergue Municipal, para uma casa no Bairro Fião, com estrutura mais adequada e de acordo com as exigências legais.

- Processo seletivo para técnicos de nível superior (assistentes sociais, psicólogos, educadores)

Ao final da reunião foi encaminhada a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir o tema. E uma carta ao prefeito Ary Vanazzi solicitando a realização de contato com os prefeitos da região para tratar sobre a migração de moradores em situação de rua para São Leopoldo.

O encontro teve a presença de representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – SEDETEC, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, da Casa de Acolhimento, do Movimento da População em Situação de Rua, da Guarda Civil Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil.

Notícias - Bancada PT - Alexandre Costa (MTB 7587/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30m às 18h.