Giacomini propõe instalação da Frente de Apoio à extensão da BR-448

Giacomini propõe instalação da Frente de Apoio à extensão da BR-448

A necessidade de debater e ampliar o apoio à extensão da BR- 448 de Esteio a Portão levou o vereador Claudio Giacomini (PSDB) a ingressar na Câmara com requerimento para a instalação da Frente Parlamentar para ampliação da rodovia, que recebeu a assinatura de sete vereadores. Protocolou, ainda, Moção de Apoio a ser encaminhada à Assembleia Legislativa e ao Ministério dos Transportes, no sentido de reforçar o movimento para a execução da obra.

Conforme Giacomini, a frente visa manter em evidência o debate na cidade sobre a importância da rodovia, que localiza-se numa das regiões mais movimentadas do RS. “Trata-se de uma obra de extrema relevância, pois será  uma via alternativa à BR-116 para escoamento da produção e, principalmente para desafogar o trânsito caótico que atualmente se apresenta”, explica o vereador.

 Giacomini também atribuiu à iniciativa da instalação da Frente Parlamentar na Câmara de São Leopoldo para que as obras de extensão sejam debatidas para evitar problemas futuros, como alagamentos, a exemplo do que ocorreu no trecho que compreende Canoas. “Temos que ficar atentos para a questão ambiental, pois o traçado da via atinge grande trecho das margens do Rio dos Sinos”, comenta o vereador. Diante disso, Giacomoni reforça a necessidade de debater o impacto que a obra vai causar e buscar alternativas de construção, para evitar os banhados e não atingir o escoamento da água.

 

Sobre a Extensão da BR- 448

O lote 2, como é chamado pelo departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), pretende ampliar a rodovia em 18,7 quilômetros a partir dp quilômetro 6, em Esteio, até a RS -240, em Portão, no Vale dos Sinos. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está aos cuidados do Dnit e do Consórcio Magna-Enecon, com custo estimado de R$ 1 milhão. O levantamento técnico também comtempla o Lote 3 de expansão da Rodovia do Parque, que vai da RS -240, em Portão, até a BR-116, em Novo Hamburgo. A estimativa é de que a obra custe RS 1 bilhão.