Em palestra proposta por Galperim, Comandante da BM fala sobre efetivo e necessidade de sede própria para 25º BPM

Em palestra proposta por Galperim, Comandante da BM fala sobre efetivo e necessidade de sede própria para 25º BPM

Em palestra realizada na Câmara de São Leopoldo, o Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale dos Sinos – CRPO-VRS, Coronel Álvaro de Medeiros, apresentou as estatísticas referentes à Operação Avante na região. Autor da iniciativa, o vereador Júlio Galperim abriu a palestra reforçando que “o panorama é desolador em todo o País, e no Vale dos Sinos este cenário se desenha com maior intensidade. O convite que fiz ao Coronel veio ao encontro de divulgar as ações que tendem a diminuir os índices de criminalidade do município”.

“Hoje a ideia é fazer algo diferente, quero mostrar o que está sendo feito. Não quero focar em dificuldades, mas sim em realizações”, disse o Coronel Medeiros ao iniciar sua fala. No entanto, ele ressaltou que alguns fatores não poderiam passar em branco, como o efetivo da Brigada Militar, que hoje é de apenas 50% do que foi previsto há 10 anos. “O recurso é escasso, e nunca foi missão fácil, especialmente nos dias atuais. Convivemos com limitações de recursos humanos e materiais, além de perceber diariamente o aumento sistêmico da marginalidade”.

O Comandante explicou o funcionamento do Sistema Avante, que é utilizado pela Brigada Militar para estabelecer as metas de trabalho. São cinco crimes em âmbito estadual, e dois conforme cada região. De acordo com Medeiros, no Rio Grande do Sul os principais crimes são homicídio doloso; roubo a estabelecimentos comerciais, financeiros e de ensino; roubo a transporte público; roubo a pedestres e roubo de veículos. Já no Vale dos Sinos, além dos crimes em comum com o Estado, destacam-se o furto de veículos e roubo a residências.

A comparação é feita com base nos últimos dez anos de dados do sistema Avante, por isto os dados são motivos de comemoração para Medeiros. “Enquanto o crime vem aumentando, e nosso efetivo até reduzindo, estamos conseguindo diminuir índices históricos, o que reforça o belo trabalho que vem sendo feito”. Na comparação do primeiro semestre de 2017, com julho e agosto, os índices também apresentam redução.

Grupo Criminal

Média Jan-Jun

Média Jul/Ago

%

Homicídios Dolosos

24

9,5

39,58

Roubo Estabelecimentos CFE

59,7

53

88,83

Roubo a Pedestres

477,8

413,5

86,54

Roubo a Transporte Público

16,2

9,5

58,76

Roubo de veículos

194,2

172

88,58

Furto de veículos

156,2

142

90,93

Roubo a Residências

29,5

23

77,97

Entre vários temas abordados, o efetivo policial foi um dos que mais mereceu a atenção do público. O Comandante Medeiros apresentou os números: “São Leopoldo vive o mesmo quadro do restante do Estado. A previsão para o Rio Grande do Sul era de ter hoje 32 mil homens, e temos apenas 16 mil. No Vale dos Sinos a previsão era de 1440 policiais, e nós temos hoje 760. Destes, 183 homens são do Batalhão de São Leopoldo”.

AUMENTO NO EFETIVO

O vereador Galperim abriu o espaço de perguntas questionando sobre quantos soldados da Brigada Militar, dos mil que recentemente foram nomeados pelo Governo do Estado, ficariam na região. De acordo com Medeiros, “hoje são 25 policiais a mais que estão atuando em São Leopoldo, e outros 25 em Novo Hamburgo. Não há um número exato ainda, mas de 16 a 20 policiais devem ficar em São Leopoldo”.

SEDE DA BRIGADA MILITAR

Medeiros falou a crise financeira e sobre a sede da Brigada Militar de São Leopoldo ter o maior valor pago em aluguel, R$ 30 mil mensais. “É praticamente uma nova viatura por mês que poderia estar sendo adquirida. Este valor também poderia, por exemplo, estar sendo usado para comprar coletes balísticos ou armamentos”.

Sobre um novo local para o Batalhão, se debateu a possibilidade de uso do posto desativado da BM na rodoviária, mas o espaço é insuficiente para atender a necessidade do 25º BPM. Outra sugestão foi a possibilidade de adequar o Centro de Eventos do município, assunto que será levado adiante pelos vereadores que se fizeram presentes na palestra. “Precisamos nos unir e dar continuidade ao evento desta noite. Não podemos deixar que este tema fique parado por mais tempo, pois é dinheiro público que está sendo desperdiçado”, ressaltou o vereador Galperim.

AUTORIDADES

Participaram do evento o titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Rosalino Seara; o representante do Comando da Guarda Municipal, Renato Oliveira da Rosa; da Brigada Militar, Major André Stein, e o Comandante do 25º BPM, tenente-coronel Daniel Schultz Coelho, entre outras autoridades.