Vanazzi pede ao Governo do Estado uma proposta concreta sobre Hospital Centenário, durante audiência na Casa Civil

Vanazzi pede ao Governo do Estado uma proposta concreta sobre Hospital Centenário, durante audiência na Casa Civil

A situação financeira do Hospital Centenário foi tema de audiência na manhã desta terça-feira, dia 12 de setembro,  no Palácio Piratini. O chefe da Casa Civil, Fábio Branco,  recebeu o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, os vereadores Ana Affonso (PT) e Armando Motta (PRB), além do secretário de Saúde Fábio Bernardo e do presidente da Fundação Hospital Centenário, Nelson Piovesan.

A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Gerson Borba (PP) e faz parte das articulações que vêm sendo construída pela vereadora Ana Affonso, líder do Governo Vanazzi, com apoio dos moradores de São Leopoldo, de diversos setores da sociedade, da Câmara Municipal de São Leopoldo, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de parlamentares de todos partidos políticos com representatividade no parlamento gaúcho e na Câmara Federal.

O prefeito Ary Vanazzi, o secretário de saúde, Fábio Bernardo, e o presidente da Fundação Hospital Centenário, Nelson Piovesan, ressaltaram a importância do Governo do Estado ampliar o repasse de recursos destinados ao Centenário. Esta medida pode amenizar a situação financeira do hospital, que é dramática.

Vanazzi fez um apelo ao chefe da Casa Civil, para que o Governo do Estado apresente uma proposta concreta e aceitável. Vanazzi afirmou que a Prefeitura destina R$ 6 milhões por mês ao Centenário. “O Hospital Centenário garante uma série de serviços de saúde, beneficiando 15 municípios, mas o Estado não paga nada por esses serviços”, advertiu o prefeito. O chefe da Casa Civil, Fábio Branco, afirmou que encaminhará o assunto ao Secretário Estadual de Saúde para que seja feita uma avaliação da situação do Hospital Centenário e que até a próxima quinta-feira será apresentada uma proposta à Prefeitura de São Leopoldo.

A vereadora Ana Affonso enfatizou a importância da mobilização  das lideranças políticas e também da sociedade, que encampou a luta em defesa do Hospital. “Na próxima terça-feira, dia 19/9, será criado o Comitê Popular em defesa do Hospital Centenário, uma iniciativa que tem o envolvimento da população leopoldense e que é extremamente importante para ampliar a luta por recursos e pela qualidade dos serviços de saúde”, reiterou a vereadora Ana Affonso.