Projeto do vereador Dudu Moraes garante o direito à criação de grêmios estudantis nas escolas de São Leopoldo

Projeto do vereador Dudu Moraes garante o direito à criação de grêmios estudantis nas escolas de São Leopoldo

O projeto de lei do vereador Dudu Moraes (PT), que garante a  inclusão do processo eleitoral do Grêmio Estudantil no calendário anual das escolas municipais de São Leopoldo, foi aprovado pela Câmara Municipal, em segunda votação, durante a sessão da noite desta quinta-feira, dia 31 de agosto.

Dudu Moraes criticou a posição dos vereadores da oposição que tentaram desqualificar o projeto e utilizaram argumentos falaciosos para descaracterizar a iniciativa. “Este é um compromisso do nosso mandato com as ocupações e com a União dos Estudantes, mas infelizmente alguns vereadores assumem posicionamentos que rebaixam a discussão, utilizando termos que desqualificam os estudantes, como  ‘exército em busca de pão com mortadela’. O argumento de que a lei seria uma obrigação de organizar grêmios nas escolas infantis é mentirosa”, afirmou o vereador.

Dudu Moraes esclareceu que a única obrigação do projeto  se refere ao fato da Smed, da educação do Município, colocar o debate pedagógico do grêmio estudantil no calendário anual escolar. “Infelizmente existem escolas que não querem que os estudantes formem grêmios e os estudantes são 95% da educação, e o restante são direção, professores e equipes das escolas. Em muitos casos, estes 95% não são ouvidos, não havendo debate e discussão sobre temas relevantes e de interesse dos próprios estudantes”, enfatizou o líder da Bancada do PT na Câmara Municipal de São Leopoldo.

READEQUAÇÃO DOS REGIMENTOS ESCOLARES

O projeto estabelece a obrigatoriedade da readequação dos Regimentos Escolares, em conformidade com a Lei Federal nº 7.398 e prevê a discussão com a comunidade, em especial com o Conselho Escolar.

Para Dudu Moraes, o Grêmio Estudantil é um importante espaço de discussão dos problemas e desafios da escola, como o engajamento nas lutas locais e a promoção da integração dos estudantes por meio de atividades educacionais, culturais, cívicas, esportivas e sociais. “A previsão da eleição no calendário escolar garante e qualifica a realização do processo, fortalecendo esse movimento que permite a todos o exercício da cidadania, através da luta por uma maior e melhor relação entre alunos e professores e por uma educação cidadã, inclusiva e democrática, comprometida com a realidade”, enfatizou o vereador.