170 Anos

“Já são quase 50 anos que estou formado, e os 16 anos em que estou em São Leopoldo foram os melhores da minha vida profissional”. Com esta frase, o mais novo cidadão leopoldense não conseguiu conter as lágrimas durante sessão na Câmara Municipal de São Leopoldo. Adalberto Broecker Neto, primeiro oncologista clínico do Rio Grande do Sul, foi homenageado nesta quarta-feira (30), em sessão proposta pelo vereador Júlio Galperim. Natural de Carazinho, Dr. Adalberto é o responsável pela fundação da Oncologia Centenário em São Leopoldo.

Podendo conceder apenas um título por mandato, Galperim explicou o porquê da escolha do Doutor Adalberto. “O que me marcou na sua personalidade é a maneira humana, digna e igualitária como atende seus pacientes. Certa vez ele me disse que quando uma pessoa está na sua frente, não interessa se ela ali está pelo plano de saúde, com recursos do próprio bolso ou se é do SUS. Todos merecem um tratamento igualitário e os serviços mais modernos. É de pessoas como o Dr. Adalberto que precisamos”, defendeu o vereador.

No seu discurso, Broecker Neto agradeceu a família pelo apoio nos momentos difíceis. “Em todas as minhas atitudes sempre contei com a aprovação de minha esposa. Aos meus filhos, agradeço a compreensão pelo tempo que não participei da educação e do crescimento deles, pois estava trabalhando numa fase mais produtiva da vida”. Já aos colaboradores, o doutor afirmou que “a Oncologia Centenário só chegou ao atual patamar pelo esforço de cada funcionário. Sem essas pessoas, seria impossível levar este serviço adiante”.

Amigo do homenageado, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, também utilizou a tribuna. “Aprendi a respeitar a pessoa humana, o profissional qualificado, o empreendedor que tem a capacidade de gerar emprego e renda para muitas pessoas. Acima de tudo, com dedicação, o Dr. Adalberto dá para seus pacientes mais do que o tratamento para a sua doença; ele e sua equipe dão carinho e amparo para os familiares, de uma maneira que serve de exemplo para todos os profissionais da saúde”.

Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo, agradeceu ao homenageado por ter adotado São Leopoldo como o seu município. “Tenho muito orgulho de ter uma empresa como a Oncologia Centenário em São Leopoldo, que é referência para 18 municípios da região e que fortalece nosso Hospital Centenário, mas, fundamentalmente, porque salva a vida de muitas pessoas que sofrem com esta doença do nosso mundo moderno, o câncer. Você elevou nossa cidade com tua presença, com a tua empresa, os teus conceitos e valores, mas também com teu carinho pela nossa cidade”, finalizou Vanazzi.

A Oncologia Centenário já atendeu mais de 19 mil pessoas, tendo uma média de 200 pacientes por dia, vindos de 30 municípios da região metropolitana, Vales dos Sinos, Caí e Paranhana, além da Encosta da Serra gaúcha. A Clínica hoje é referência no tratamento de câncer na América Latina.

Também participaram da cerimônia o prefeito municipal, Ary Vanazzi, a presidente do legislativo leopoldense, Edite Lisboa, o vereador Brasil Oliveira, a presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Patrícia Beck, o Doutor Cláudio Allgayer, presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS, Dr. José Luiz Pedrini, presidente do Conselho de Administração do Hospital Centenário e Dr. Ledo José Pinto, Cirurgião Vascular.

 

Notícias - Bancada PSD - Paulo Henque Machado ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30m às 18h.