Plano Plurianual é aprovado por unanimidade pelos vereadores de São Leopoldo

Plano Plurianual é aprovado por unanimidade pelos vereadores de São Leopoldo

Na sessão da noite desta quinta-feira, dia 17 de agosto, a Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo aprovou por unanimidade o Plano Plurianual Participativo de 2018 a 2021, peça que reúne as perspectivas de orçamento do município para os quatro anos da gestão do prefeito Ary Vanazzi.

A vereadora Ana Affonso (PT), líder do Governo Vanazzi na Câmara, ressaltou que o governo abriu um espaço importante para a população manifestar sua posição, seus anseios e suas expectativas. “Os planos municipais de Educação e de Assistência Social, todos os debates que foram feitos em conferência, o plano da saúde da mulher, e por isso temos um PPA racional, pés no chão, conferindo com uma realidade que é gravíssima, mas, em contrapartida, não deixando de dialogar com as expectativas da população”, resumiu a vereadora.

Já o líder da Bancada do PT na Câmara, vereador Dudu Moraes. “O governo realizou 14 audiências abertas à população para que todos pudessem participar e debater o Plano Plurianual Participativo. Então os vereadores que não participaram destes debates, que são extremamente importantes para a o futuro da cidade, devem ir até as plenárias e escutar a população”.

O Plano Plurianual, que é composto pelo relatório das 14 plenárias regionais, foi entregue pelo prefeito Ary Vanazzi à presidente Edite Lisboa, a Cigana (PSB),  no dia 31 de julho.

O PPA, instrumento coordenador de todas as ações governamentais que orienta as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e os Orçamentos Anuais (LOAs), deve ser elaborado, de acordo com a Constituição Federal, no primeiro ano de uma gestão.

O PPA foi dividido em seis eixos: desenvolvimento urbano, desenvolvimento social, desenvolvimento institucional, saúde e educação. Cada eixo foi representado por um conjunto de secretarias e órgãos. Nas plenárias, que iniciaram em maio e encerraram em julho, as secretarias correspondentes apresentaram as principais diretrizes para os próximos quatro anos. As diretrizes foram debatidas com a população, que sugeriu mudanças e acrescentou propostas.