Presidente da Comissão de Esporte quer debater falta de luz na sede da Canoagem

Presidente da Comissão de Esporte quer debater falta de luz na sede da Canoagem

Após visitar a sede do Projeto Canoagem na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, na Rua da Praia, hoje, 2 de agosto, o presidente da Comissão de Esportes da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, o vereador Arthur Schmidt (PMDB) anunciou que enviará um ofício aos demais vereadores da comissão para tratar especificamente de um assunto na reunião da próxima semana: solução para a falta de energia no prédio que sedia Projeto Canoagem na Escola.O espaço está sem energia elétrica desde o dia 12 de abril quando a concessionária RGE Sul suspendeu o abastecimento por falta de pagamento."É um prédio usado para um projeto essencial para mais de 100 adolescentes e jovens. Vai muito além da prática de um esporte com medalistas que divulgam o nome de São Leopoldo por todo o Brasil. É um projeto que transforma e prepara jovens para a vida", destaca Arthur Schmidt.
A prática da canoagem ocorre no Rio do Sinos, em frente à sede. Uma das condições básicas ao final das aulas é o banho quente para aquecer o corpo, após passar horas remando. No entanto, na semana mais fria do ano, em julho, quando os termômetros se aproximaram de temperaturas negativas, o banho de chuveiro foi gelado.

Superação dentro e fora da água

Cerca de 160 jovens participam do projeto Canoagem, dividos em turmas de 40 atletas, muitos medalistas e referência do esporte nacionalmente. A superação começa com as remadas na água, treinamento diário, viagens longas para os campeonatos sempre precedidas de um verdadeiro calvário para conseguir patrocínio, recursos para comida, transporte e hospedagem. Em pleno inverno, a superação também é necessária para um banho gelado pela falta de energia.
No fim deste mês, o grupo de competição, coordenado por Daniela Maioli, participa do campeonato brasileiro, em Curitiba. Entre os alunos participantes estão jovens que tinham baixo rendimento na escola e viram na canoagem o recomeço de uma vida equilibrada, modificando posturas e se qualificando para a vida adulta. O projeto funciona desde 2007.