Prefeito entrega Plano Plurianual à Câmara e pede a participação dos vereadores no debate e na análise das diretrizes para os próximos quatro anos

Prefeito entrega Plano Plurianual à Câmara e pede a participação dos vereadores no debate e na análise das diretrizes para os próximos quatro anos

O prefeito Ary Vanazzi esteve na Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo, no início da tarde desta segunda-feira, dia 31 de julho, para entregar ao Legislativo o Plano Plurianual (PPA).  O documento, que foi entregue à presidenta  da Câmara de Vereadores, Edite Lisboa (PSB), é resultado das plenárias realizadas em diversas regiões com ampla participação da comunidade e contém as diretrizes estratégicas para os investimentos da Prefeitura de São Leopoldo nos próximos quatro anos, de 2018 a 2021.

Ary Vanazzi ressaltou a importância dos debates realizados durante as plenárias regionais e a oportunidade de discutir as prioridades com a comunidade, resultando no planejamento das questões estratégicas do município. Vanazzi afirmou que a entrega formal do Plano Plurianual pé uma demonstração de respeito ao Legislativo. O prefeito reforçou a importância de ampliar o debate com os vereadores e solicitou aos mesmos que façam suas análises e proponham as alterações que considerem importantes.

A reunião contou com a presença da líder do governo na Câmara, Ana Affonso (PT), dos vereadores Dudu Moraes (PT), Armando Motta (PRB), Brasil Oliveira e Adão Rambor (ambos do PSB), além dos secretários municipais de Gestão  Marcel Frison e da Secretária do Orçamento Participativo, Janaína Fernandes. 

OS SEIS EIXOS DO PPA

O PPA, instrumento coordenador de todas as ações governamentais que orienta as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e os Orçamentos Anuais (LOAs), deve ser elaborado, de acordo com a Constituição Federal, no primeiro ano de uma gestão. 

O PPA foi dividido em seis eixos: desenvolvimento urbano, desenvolvimento social, desenvolvimento institucional, saúde e educação. Cada eixo foi representado por um conjunto de secretarias e órgãos. Nas plenárias, que iniciaram em maio e encerraram em julho, as secretarias correspondentes apresentaram as principais diretrizes para os próximos quatro anos. As diretrizes foram debatidas com a população, que sugeriu mudanças e acrescentou propostas.