Arthur Schmidt aprova lei que homenageia ex-vereador com nome de rua no São João Batista

Arthur Schmidt aprova lei que homenageia ex-vereador com nome de rua no São João Batista

Um personagem conhecido do bairro São João Batista em São Leopoldo e personalidade política que construiu história na Câmara de Vereadores, Francisco Ferreira Guimarães (Guima), ex-vereador de São Leopoldo por dois mandatos, agora será homenageado com o nome de uma rua no bairro onde se destacou. O projeto de Lei que nomeia a rua que dá acesso principal ao bairro, localizada entre a BR-116 e a Rua do Parque do Trabalhador, foi apresentado pelo vereador Arthur Schmidt (PMDB) e aprovado por unanimidade em duas votações. Agora segue para sanção do prefeito.

“É uma justa homenagem à família Guimarães e, além dela, o bairro com o qual Guimarães dedicou o seu trabalho, a sua vida, também terá uma alegria muito grande em saber que aquela rua, aquele acesso, vai ter o nome de uma pessoa que foi muito importante e muito contribuiu para o desenvolvimento daquela região”, salienta o vereador Arthur.

Quem foi Francisco Ferreira Guimarães

Francisco Ferreira Guimarães foi eleito por dois mandatos, 1993 a 1996 e 1997 a 2000, e vereador suplente de 2001 a 2004. Era militante do PDT desde a sua fundação e contribuiu também com a prestação de serviços ao Executivo municipal, onde foi diretor de Obras Viárias na gestão do prefeito Olímpio Sérgio Albrecht (1989/1992). Sua formação profissional também é composta pela prestação de serviços ao Exército Brasileiro, como cabo armeiro do 16º GAC/AP. Foi, ainda, funcionário da Amadeo Rossi S.A., comerciante, funcionário do Jardim Zoológico de Sapucaia do Sul, na Gestão do Governador Leonel Brizola, e como Vereador seus principais projetos e ações foram:


• Abertura da Rua do Horto, no bairro São João Batista, acesso ao Jardim Zoológico;
• Reforma e ampliação da EMEF São João Batista e EMEF Henrique Maximiliano Coelho Neto;
• Concessão da área do Parque do Trabalhador junto ao Governador Alceu Collares, para instalação da Sociedade Recreativa Bangu;
• Projetou a Praça Danilo Silva, e como Diretor de Obras Viárias asfaltou várias ruas, principalmente no bairro São João Batista, onde residiu por mais 50 anos.

Francisco Ferreira Guimarães era casado com Jeni Bock Guimarães, pai de 13 filhos e faleceu em 2009, aos 73 anos.