Vereador Dudu Moraes participa de reunião na Secretaria de Habitação com famílias da Cerâmica Anita

Vereador Dudu Moraes participa de reunião na Secretaria de Habitação com famílias da Cerâmica Anita

Na noite de terça-feira (13/06), dezenas de famílias da ocupação Cerâmica Anita, na região Oeste da cidade, estiveram na Câmara de Vereadores trazendo para o debate a preocupação com a situação deixada pelo governo anterior. Segundo o relato da líder Cleuza, as audiências de conciliação que estavam sendo realizadas com o poder público foram rompidas após Aníbal Moacir perder as eleições, culminando com o pedido do ex-prefeito de despejo das famílias na justiça. "Queremos pensar uma solução para não sermos despejados. Ficamos três anos aguardando uma posição do antigo governo que nos virou as costas. O diálogo é fundamental para que possamos resolver essa questão", afirmou a moradora. No local seria construído a Praça da Juventude, trazida pelo governo Ary Vanazzi, mas a gestão anterior perdeu o projeto porque não efetivou a contrapartida Municipal.


A bancada do PT articulou, através da vereadora Ana Affonso e do vereador Dudu Moraes, uma reunião com o secretário de habitação Nelson Spolaor, ocorrida na quarta-feira (14/06), com representantes da comunidade e um grupo de vereadores. O governo Vanazzi assumiu o compromisso de tomar ciência da situação jurídica do processo e manifestará para a justiça a intenção de encontrar uma solução para evitar a reintegração de posse. Caso não seja possível, trabalhará com outra proposta para que as famílias sejam incluídas num projeto em outra área.
Spolaor lembrou que a Prefeitura de São Leopoldo vive uma nova política habitacional investindo na fiscalização para evitar a especulação imobiliária, atualizar o cadastro e desenvolver projetos para novas moradias. "Mesmo com a dificuldade financeira do município conseguimos resolver algumas questões pontuais. Reintegramos o pessoal da área do PAC no bairro Feitoria. Resolvemos, com diálogo, a questão de ocupação na rua Uruguai, na Campina e formamos uma comissão para tratar das quatro ocupações próximas à UBS Padre Orestes. Essa é a política de nosso governo; trabalhar com criatividade, determinação e parceria com os movimentos sociais e as cooperativas habitacionais", finalizou o secretário. Dudu Moraes também ressaltou o compromisso do Partido dos Trabalhadores com a política habitacional. "O governo Vanazzi construiu milhares de casas populares em São Leopoldo em 8 anos. Apesar do caos financeiro deixado pelo governo anterior (PSDB/PMDB), faremos o possível para dar dignidade a essas famílias.", afirmou o vereador.

Assessoria - Dudu Moraes