Lei São Léo em Cine, do vereador Arthur Schmidt, é promulgada

Lei São Léo em Cine, do vereador Arthur Schmidt, é promulgada

Nesta terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de São Leopoldo promulgou a lei 8597, que coloca no calendário municipal o Festival de Cinema Estudantil São Léo em Cine. O projeto, proposto pelo vereador Arthur Schmidt (PMDB), foi votado no mês de março e aprovado por unanimidade em duas votações entre os vereadores da Casa. Pelo rito normal foi encaminhado ao prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, para sanção. Entretanto, o projeto, que destaca uma ação pedagógica referência na área da Educação, foi ignorado pelo Executivo, e acabou retornando à Câmara de Vereadores. Sua importância foi reconhecida pela presidente da Casa Legislativa, vereadora Edite Lisboa, a Cigana, que usou o seu poder de promulgar e oficializou a lei.

“É a primeira lei que apresentamos e foi aprovada por unanimidade. Me enche de orgulho por ser da área da Educação, um projeto que tivemos o prazer de implantar nas escolas quando eu ainda era secretário e se tornou referência em várias cidades. Sinto apenas o prefeito não ter dado a devida atenção e sancionado, mas agradeço a presidência da Casa por ter cumprido a decisão do coletivo de vereadores e hoje temos uma lei que rege o cinema estudantil dentro das escolas", frisa o vereador Arthur Schmidt.

 

Mais sobre o projeto

Criado em 2014 e desenvolvido durante a gestão de Arthur como titular da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da professora Eliane Cândido, o Festival se projetou em todo o Estado, tendo curtas premiados em concursos de várias cidades e, em 2016, ganhou repercussão nacional depois que algumas de suas produções foram eleitas para serem exibidas no Educavídeo, dentro da programação do Festival de Cinema de Gramado.

 

O São Léo em Cine é um projeto abrangente que envolve docentes e discentes da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos e todos os gêneros fílmicos de ficção, animação e acessibilidade. Após as formações, os professores usam a linguagem audiovisual como recurso pedagógico. Eles orientaram as produções auxiliando os alunos a roteirizar, montar e editar os curtas-metragens em sala de aula.
 
Por meio de parcerias, desde 2014, foram ofertados cursos de Edição de Vídeo e Fotografia (NTM - SL), Animação Stop Motion e 2D (Projeto Alan Turing - UFRGS), Recursos de Acessibilidade Audiovisual (Tagarellas Audiodescrição e Fundação Liberato), palestra com o cineasta e escritor Tabajara Ruas (SESC-SL) e curtas de ficção na educação com práticas ministradas por Josias Pereira (UFPel), ERD Filmes e Milton do Prado (Usinos) e oficinas ministradas pelos próprios professores da rede municipal que já tinham experiências com o audiovisual.