“Não basta ser mulher”, afirma Ana Affonso ao criticar vereadora do PMDB de Farroupilha por preconceito aos nordestinos

“Não basta ser mulher”, afirma Ana Affonso ao criticar vereadora do PMDB de Farroupilha por preconceito aos nordestinos

 

A vereadora Ana Affonso (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Leopoldo, na noite desta terça-feira, 23 de maio, para manifestar seu repúdio ao discurso preconceituoso da vereadora Eleonora Broilo, do PMDB de Farroupilha. O vídeo com o discurso da vereadora de Farroupilha se espalhou pelas redes sócias, envergonhando as mulheres e o povo gaúcho. “Estou fazendo uma crítica pública à vereadora do PMDB, da cidade de Farroupilha, que nos envergonhou ao fazer um pronunciamento na Câmara daquele município. É um fato muito triste para as mulheres e para o povo do Rio Grande do Sul. Por isso eu sempre digo: não basta ser mulher”,  afirmou Ana Affonso.

 O discurso da vereadora do PMDB de Farroupilha se referindo aos nordestinos causou indignação de milhares de pessoas em todo o Brasil. “Eu acho que os nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar. Eles sabem ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo plenamente. Talvez até eles não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha”, declarou Eleonora em plenário.

Ana Affonso disse que a fala da vereadora do PMDB de Farroupilha foi extremamente infeliz e não contribui para o processo democrático da política. “É importante que se diga que o PMDB carrega, muitas vezes, esse preconceito no seu discurso e na sua fala e os nossos regimentos internos não nos permitem  que os vereadores digam este tipo de coisa, como trabalhador vagabundo, sindicato ladrão, nordestino que rouba. É importante que fique para nós registrado que estas questões não são menores e uma falta decoro pode até cassar o mandato de quem assim se dirige à nossa população”, afirmou a líder do governo Vanazzi na Câmara de Vereadores de São Leopoldo.

A vereadora Ana Affonso também mencionou a grave situação  política no Brasil. “A sociedade brasileira esperou na semana passada a renúncia do Temer e isso não ocorreu. “Além da acusação de que comprava o silêncio do Eduardo Cunha, está cada vez mais evidente que o impeachment da presidenta Dilma Rousseff foi um golpe. Rasgaram a constituição quando a presidenta Dilma foi retirada da Presidência da República em função das pedaladas fiscais, enquanto oito governadores, inclusive o Sartori também cometeram pedalados. Cada dia fica mais claro t5oda a seletividade. Por isso, não me venham com indiretas. Por isso, no sábado, a partir das 10 horas, nos vamos soltar a nossa voz em um ato pelo Fora Temer e por Diretas Já, com saída aqui da frente da Câmara de Vereadores”, completou Ana Affonso.

Assista ao vídeo