Autoridades da segurança debatem ações em audiência proposta por Galperim

Autoridades da segurança debatem ações em audiência proposta por Galperim

Principal preocupação do leopoldense, a segurança pública foi o tema da audiência realizada na noite desta quarta-feira na Câmara Municipal. “Nos deparamos diariamente com sequestros, roubos, assaltos, tráfico de drogas e outros crimes hediondos. Essas ações criminosas perturbam a vida de todos, e vivemos em permanente tensão e preocupação social”, afirmou o proponente do evento, vereador Júlio Galperim (PSD).


O delegado Rosalino Constante Seara, titular da 3ª Divisão Regional Metropolitana de Polícia Civil, destacou números preocupantes em relação a violência contra a mulher. “Em 2016 fomos a 16ª cidade mais violenta em termos de violência doméstica, e mesmo assim não temos uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Precisamos de uma DEAN no município para ter um avanço”, afirmou o delegado. Seara também apresentou dados relacionados à 2016. “Apesar de no ano passado a criminalidade ser bastante grande, conseguimos baixar os índices de criminalidade em todos os tipos de delito, como os homicídios, que caíram 29%, sendo a segunda cidade do Estado que mais diminuiu este tipo de crime”.


Representando a Brigada Militar, o Major André Luiz Stein utilizou a tribuna para exemplificar o trabalho que vem sendo realizado. “A BM prendeu mais de três mil pessoas em 2016. Dessas, 1166 foram autuadas em flagrante delito, uma média de mais de três pessoas por dia encaminhadas ao presídio. Vemos assim que o problema não é omissão dos órgãos de segurança. Há sim uma necessidade da comunidade em se mobilizar para mudar algumas leis, pois hoje os delinquentes têm a sensação de impunidade”.


Também participaram e fizeram o uso da palavra o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Comunitária, Carlos Sant'ana; o Diretor Estadual do Presídio de São Leopoldo, Jairo Antônio da Silva; o Chefe da Primeira Delegacia da Policia Rodoviária Federal, Sr. Garcez; a Presidente OAB/SL, Dra. Rita Pavoni; o Vice-Presidente de Responsabilidade Social da ACIST de São Leopoldo e Coordenador do Movimento PAZ do município, Rogério Daniel da Silva; o titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, Clóvis Loureiro; a Presidente da Câmara Municipal, Edite Lisboa; e os vereadores Iara Cardoso, Arthur Schmidt e Brasil Oliveira.


Somente neste ano já foram registradas 50 mortes em São Leopoldo decorridas da criminalidade, sendo 47 homicídios, 2 latrocínios e uma morte em confronto. Nos próximos dias serão divulgados os encaminhamentos e possíveis ações resultantes da audiência pública.


O vídeo do evento está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=lhqEQLimfag

Ver Galeria de Fotos Relacionada