Na sintonia dos projetos, Arthur Schmidt ajuda a equipar Camerata da Osvaldo Aranha

Na sintonia dos projetos, Arthur Schmidt ajuda a equipar Camerata da Osvaldo Aranha

Com o compromisso de investir em propostas diferenciadas de ensino, o parlamentar Arthur Schmidt participou de um evento especial neste sábado (1), o Sábado Literário, e fez a entrega oficial de flautas, caixas de som, estantes para partitura e pedestais para auxiliar no reaparelhamento e desenvolvimento das atividades da Camerata da Escola Municipal Dr. Osvaldo Aranha, na Feitoria. "É o primeiro passo acreditando que um futuro melhor começa na Educação. Portanto, incentivar professores a criarem novos projetos e envolver seus alunos em didáticas construtivas é apenas o start para a transformação do ensino e das vivências de cada estudante", salienta o vereador Arthur, que apreciou a riqueza de atrações do evento.

Desde janeiro, Arthur Schmidt vem visitando escolas, reconhecendo as suas fragilidades, dialogando com professores e incentivando novas produções que ampliem a capacidade intelectual dos alunos de várias idades. "É o caminho que acredito. Não podemos parar no tempo", frisa. A partir desse contato, Arthur iniciou o cadastramento de projetos pedagógicos que necessitam de incentivo. Em três meses de coleta de dados pode identificar que já havia muitas ideias, mas faltava motivação para pôr em prática. "Fui secretário de Educação, conheço a realidade das finanças do município e sei como é difícil a atração de investimento público. Agora, como cidadão, sei o quanto posso contribuir e faço com prazer", ressalta.

Desde que iniciou o seu mandato, o vereador Arthur Schmidt assumiu o compromisso de investir o seu subsídio em projetos pedagógicos. A proposta era de abrir mão do recurso, que retornaria a Câmara e depois à Prefeitura, e que assim fosse direcionado aos projetos. Entretanto, essa alternativa foi barrada pelo jurídico do Legislativo e sequer foi avaliada pelo Executivo. "Tive que respeitar a decisão e encontrar um novo caminho de poder investir no desenvolvimento da Educação", conclui. Nos próximos dias, novos projetos pedagógicos devem ser contemplados com ações de incentivo.

O que é a Camerata

É um projeto que foi implantado em meados de 2012 pelo professor Daniel Cassiano Pinto Ribeiro a partir da doação de instrumentos musicais por membros da comunidade e do apoio da Secretária de Educação, oportunizando o desenvolvimento musical de crianças e adolescentes, a partir do 4º ano do ensino fundamental da Escola Osvaldo Aranha, através de oficinas de flauta doce e violão. No decorrer de 2013, a Camerata esteve sempre presente nos principais eventos da escola e da comunidade, promovendo um movimento cultural significativo no ambiente escolar. Atualmente o projeto contempla ex-alunos e alunos a partir do 3º ano da educação básica.

Ver Galeria de Fotos Relacionada