Vereadores aprovam projeto que destina área da Scharlau para implantação de entreposto de resíduos sólidos

Vereadores aprovam projeto que destina área da Scharlau para implantação de entreposto de resíduos sólidos

 

Os vereadores de São Leopoldo aprovaram, na sessão da noite da última quinta-feira (30/3), projeto que autoriza a utilização de uma área na Vila Scharlau, para implantação de entreposto de resíduos sólidos. Enviado pelo executivo municipal em regime de urgência, o projeto 0288 trata da revogação da Lei 8.333/2015 e pede autorização do legislativo  a desafetação e alienação de bem imóvel do município, onde será instalado um entreposto de resíduos sólidos, designado a atender as necessidades da população.

A área designada ao entreposto de resíduos sólidos tem pouco mais de nove mil metros quadrados e está localizada na Avenida Albino. Por diversas vezes, a imprensa denunciou o descaso do município em relação ao lixo que vinha sendo acumulado no local, que fica próximo à UPA Scharlau. Em janeiro deste ano, logo que assumiu a prefeitura, Ary Vanazzi interditou o local e decretou situação de emergência sanitária e ambiental na cidade, devido a ausência de locais licenciados e aptos a receber resíduos extradomicialiares. A prefeitura retirou cerca de cinco mil toneladas de lixo e de entulhos, que são responsáveis pela proliferação de insetos e de animais vetores de doenças.

O secretário de Meio Ambiente, Darci Zanini, utilizou a tribuna para explicar a situação da área e da necessidade da aprovação do projeto. “Se trata de uma emergência. Aquela área estava funcionando de forma irregular e agora estamos  trabalhando para tornar o local adequado ao descarte de resíduos extradomiciliares. Os usuários serão orientados a fazer o descarte, separando os resíduos, como restos das podas de árvores, caliças, resíduos misturados, restos de móveis, entre outros. Será um benefício para a nossa cidade”, explicou Zanini.

OPOSIÇÃO DESQUALIFICADA

Tanto Ana Affonso quanto Dudu Moraes ficaram  surpresos com o questionamento de um vereador da oposição, em relação ao pedido de urgência para a votação do projeto.

A líder do governo Vanazzi, vereadora Ana Affonso (PT), ressaltou a importância do projeto que tem como objetivo transformar o local em um serviço modelo, dentro das normas estabelecidas pelas Diretrizes Nacionais do Saneamento Básico, com o devido licenciamento e apropriado para receber resíduos extradomiciliares. “Recentemente, assistimos uma série de matéria na imprensa, em função do lixo que vinha sendo depositado ao lado da UPA da Scharlau, aqui em São Leopoldo”, disse a vereadora.

Dudu Moraes, líder da Bancada do PT, pediu mais seriedade ao vereador oposicionista, em função da forma como o mesmo utiliza a tribuna. “Esta postura prejudica o andamento dos nossos trabalhos aqui na Câmara e, consequentemente, prejudica a própria população da cidade”, argumentou Dudu Moraes.

CRIME AMBIENTAL

A vereadora Ana Affonso lembrou que o governo anterior fechou todos os eco pontos e entrepostos de São Leopoldo. “O prefeito Ary Vanazzi decretou estado de emergência, em função do descaso da gestão anterior, com aquela área”, alertou. Dudu Moraes afirmou que o ex-prefeito Aníbal Moacir foi responsável pela situação degradante do local. “Cometeram um verdadeiro crime ambiental contra a cidade e contra própria população de São Leopoldo”, frisou.