" Sonho com o dia em que muitos leopoldenses sejam destaque aqui, no Brasil e no exterior."

Orgulho, emoção e reconhecimento foram alguns dos sentimentos da tarde desta segunda-feira (27) na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, durante Sessão Solene proposta pelo vereador Júlio Galperim. O homenageado foi o capilé Leandro Karnal, que nasceu em 1º de fevereiro de 1964 no Hospital Centenário. Atualmente sendo um dos principais pensadores do País, Karnal retornou à sua cidade natal como forma de reconhecimento por levar o nome do município para os mais diferentes locais do mundo.  “Sou capilé com orgulho, citei o nome de São Leopoldo em Paris, Nova Iorque, e em São Paulo com muita frequência”, afirmou Karnal.

Sobre o convite do vereador Galperim, o historiador afirmou que poucas coisas o surpreendem, afirmando em tom de brincadeira que isto acontece por já ter sido professor de turmas de quinta série, mas ressaltou durante seu discurso que “o senhor conseguiu ser assombroso para mim, com a iniciativa que jamais esperaria”.

No principal momento de seu discurso, Karnal enfatizou a necessidade de uma educação com qualidade para os jovens leopoldenses. “É necessário que se invista ainda agora, em 2017, em educação. Não há alternativa, não há outra opção de futuro. Podemos cortar verbas em tudo, menos a verba do futuro, que se chama educação. Se cortarmos a verba do amanhã, temos duas hipóteses: ou ele não chegará, ou chegará com pessoas mal formadas, mal preparadas e sem horizontes. Todo apoio a educação, todo apoio aos nossos professores”.

Ao encerrar seu discurso, compartilhou do desejo da grande maioria dos leopoldenses, querendo “que o futuro de São Leopoldo seja mais próspero e mais seguro, mais educado e mais feliz”.

Vereador proponente da sessão, Galperim afirmou que a homenagem veio ao encontro da necessidade do povo leopoldense em voltar a ter orgulho do município. “Este evento tem a intenção de resgatar a autoestima de São Leopoldo. Nós temos diversos problemas, e esta distinção a uma pessoa deste jaez fundamentalmente vai promover esta aliança e iniciar este processo de resgate da autoestima”.

O Dr. Renato Karnal, pai do Prof. Dr. Leandro Karnal, também foi homenageado pelo vereador Galperim. Falecido em 2010, Dr. Renato Karnal agora é nome de uma avenida na zona industrial de São Leopoldo. “A família Karnal agradece, emocionada, a lembrança. A cidade, com justiça, homenageia as personagens que possuem relação vital com ela. Dr. Renato nasceu e cresceu aqui”, disse Leandro.

Ver Galeria de Fotos Relacionada