Uma vida política precoce e identificada ainda na escola

Uma vida política precoce e identificada ainda na escola

Homenageado em sessão solene na Câmara de Vereadores o historiador e professor Leandro Karnal, 54 anos, que nasceu em São Leopoldo, destacou a precocidade política da vereadora Iara Cardoso (PDT), de quem foi colega nos bancos escolares do Colégio Pedro Schneider – O Pedrinho. ‘‘Quando fomos colegas no Pedrinho teve uma greve e a professora Marlene Engelke, que muito nos inspirou elogiou a Iara em público’’, recorda.
Indo mais além ele lembrou que as escolas estaduais naquela época estavam em crise. ‘‘A Iara muito precocemente, enquanto os demais adolescentes estavam mais interessados em Legião Urbana, do que na greve a Iara panfleteava nos ônibus e a professora Marlene a elogiou por sua consciência precoce. Já estava dada ali uma semente política. Como diz Weber - A vocação política é uma vocação específica e interessante - (Max Weber, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia)’’, destaca.
Líder da bancada do PDT na Câmara, Iara Cardoso destacou a trajetória e a importância da representação do historiador que leva o nome de São Leopoldo para o mundo. ‘‘Na atualidade Leandro Karnal é sem dúvida um dos mais ilustres leopoldenses. Lembro ainda hoje das tardes no Pedrinho que ele já se destacava entre os demais e era um aluno nota 10’’, relata. A vereadora reforça ainda a importância de Karnal e pediu a presença dele mais vezes no município. ‘‘É extremamente importante ouvirmos pessoas que nos traz luz em suas reflexões, só tenho de parabenizar o vereador Julio Galperim, por nos proporcionar momentos como esse’’, finaliza.