Marcelo Buz se reúne com o secretário de Segurança Pública do Estado Cezar Schirmer e solicita mais segurança e efetivo militar para São Leopoldo

Marcelo Buz se reúne com o secretário de Segurança Pública do Estado Cezar Schirmer e solicita mais segurança e efetivo militar para São Leopoldo

Na tarde da quarta-feira (23), o vereador Marcelo Buz (PMDB) se reuniu com o secretário estadual de segurança, Cezar Schirmer, na Secretaria de Segurança Pública em Porto Alegre, juntamente com uma comissão, para apresentar e entregar um ofício com dados sobre a criminalidade e os altos índices de violência no município, e solicitar efetivos para a Policia Militar de São Leopoldo, “A cidade está entre as 21 cidades mais violentas do Estado; somente neste primeiro trimestre de 2017, foram 41 homicídios, e a maioria das mortes ocorre entre homens com idades entre 20 e 40 anos. Os bairros com maior incidência de mortes são Rio dos Sinos, Santos Dumont, Vila Brás, Loteamento Chácara dos Leões e a Vila dos Tocos, seguidos pelos bairros São Miguel e Feitoria”, destacou Buz.

Na ocasião, o parlamentar, além de entregar o ofício ao secretário de segurança Cezar Schirmer, falou da reunião que teve em 13 de março com o comandante do 25º BPM, Tenente Coronel Ronie Coimbra, que ilustrou os dados oficiais de violência em São Leopoldo e informou que o município não havia sido contemplado com o efetivo para Polícia Militar. De acordo com o secretário Cezar Schirmer, a ação de segurança será realizada nas 21 cidades que apresentam maior índice de violência no estado, e São Leopoldo consta na programação para o efetivo da segurança. Ele salientou que em junho se forma uma nova turma de brigadianos.

No ofício apresentado pelo vereador, constam matérias e estimativas da criminalidade em São Leopoldo, com a taxa de homicídios de 360%. No documento foi anexada clipagem das matérias que mostram os dados e as regiões que ocorrem os crimes. Número considerado atípico pelas autoridades policiais, em relação ao mesmo período do ano passado. Ele reforçou a importância da luta pela Segurança Pública, redução imediata do índice de violência e que se restabeleça o nome de São Leopoldo não como a cidade mais violenta do Vale dos Sinos, mas, sim, por ser o Berço da Colonização Alemã, por ser o Marco Zero da Rota Romântica, por ser pioneiro no projeto que hoje é reconhecido mundialmente por Parque Tecnológico do Vale dos Sinos - Tecnosinos, por possuir a renomada Universidade da Região do Vale dos Sinos - Unisinos, por ser pioneira na redução de mortalidade causada por acidentes de trânsito, por ser a cidade mais atrativa da região para investimentos financeiros e desenvolvimento tecnológico.

Ainda na solicitação, o parlamentar requereu um efetivo de pelo menos 30 (trinta) soldados dos 1.100 (mil e cem) da nova formação de Policiais militares para o segundo semestre; a destinação de recursos para reforma de um prédio Estadual situado no Bairro Feitoria, para instalação do 25º BPM, economizando, em média, R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais) mensais, e mais de 300.000,00 (trezentos mil reais) anuais, que poderiam ser utilizados para renovação da frota de veículos do Batalhão; destinação de recursos para ampliação do prédio da Polícia Civil, onde hoje se encontra a Delegacia Regional e Delegacia de Pronto Atendimento; o estudo da possibilidade de ser criada uma Central de Polícia para agregar os diversos setores de Polícia Civil bem como a criação de uma Delegacia para atendimento à mulher, visto que, segundo estudos, hoje há em média 40 mulheres em situação de medida protetiva; delegacia especializada no atendimento ao idoso; e contemplar o complexo de Delegacias que hoje se encontram espalhadas por São Leopoldo.

Schirmer também recebeu uma moção dos vereadores da Câmara Municipal de São Leopoldo pedindo por mais segurança no bairro do Rio dos Sinos, cuja iniciativa foi do vereador Fabiano Haubert.

Marcelo Buz se reúne com o secretário de Segurança Pública do Estado Cezar Schirmer e solicita mais segurança e efetivo militar para São LeopoldoParticiparam também da reunião o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, delegado Jorge Luiz Soares, e o assessor, Felipe Pires da Silva. Da comissão fizeram parte Zuleica Cardoso, representando o deputado federal Jones Martins; o chefe de gabinete do deputado Gerson Borba, Márcio Rubert; o presidente da juventude nacional do PMDB, Beto Fantinel; o presidente da juventude municipal de São Leopoldo e membro titular da Executiva estadual JPMDB/RS, Frederico Bet; a vereadora suplente peemedebista, Melissa Goulart; e o chefe de gabinete e representante do bairro do Rio dos Sinos, Rogério Lopes.