VEREADORES DO PT QUESTIONAM OSCIP RESPONSÁVEL PELA UPA SCHARLAU POR RECEBER RECURSOS DA PREFEITURA E NÃO PAGAR OS FUNCIONÁRIOS

VEREADORES DO PT QUESTIONAM OSCIP RESPONSÁVEL PELA UPA SCHARLAU POR RECEBER RECURSOS DA PREFEITURA E NÃO PAGAR OS FUNCIONÁRIOS

A sessão da noite desta terça-feira (14/3) na Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo foi uma das mais acirradas e polêmicas desde o início de 2017. Alguns trabalhadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Scharlau, compareceram à tribuna para solicitar esclarecimentos em relação à decisão da prefeitura de não renovar a parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Futura Sistema de Saúde e Assistência Social para a gestão.

Na tribuna, os vereadores do PMDB insuflavam os funcionários da UPA contra a prefeitura e também contra os vereadores da base do governo Vanazzi. Porém, os peemedebistas não conseguiram esconder o constrangimento após a divulgação de que a Futura Sistema de Saúde e Assistência Social recebeu do município o repasse de cerca de R$ 1 milhão, em dois meses, e mesmo assim não pagou os salários atrasados dos trabalhadores priorizando o pagamento de diversas assessórias, que sempre receberam em dia.

A vereadora Ana Affonso (PT) afirmou que o prefeito Ary Vanazzi não fechará a UPA da Scharlau. “Nós defendemos a saúde, ao contrário do governo Moacir que levantou a bandeira da saúde e afundou os serviços existentes na cidade. E vocês, do PMDB, são a herança deste  governo que destruiu São Leopoldo”, enfatizou a líder do governo Vanazzi na Câmara Municipal. O vereador  Dudu Moraes (PT) explicou que a prefeitura não pode ser responsabilizada pelo não pagamento dos funcionários da UPA, pois o município depositou os recursos, porém a OSCIP não repassou aos trabalhadores. “Não estamos preocupados com a situação da OSCIP, estamos preocupados é com o atendimento e com a saúde da população”, analisou.

Na segunda-feira (13/3), a prefeitura anunciou que assumirá a gestão da UPA ou fará um contrato emergencial, até nova licitação, equacionando as verbas disponíveis pelo município com as necessidades de atendimento e manutenção dos serviços prestados pela mesma. O contrato com a Futura Saúde encerra no dia 28 de março.